
Colaboradores do Vaticano e seus familiares participaram do Encontro de Natal com Leão XIV
Cidade do Vaticano, 22 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O Papa solicitou hoje aos colaboradores do Vaticano que atuem “com comprometimento”, promovendo que a simplicidade e a humildade do presépio se tornem “cada vez mais o padrão da Igreja”.
“Usemos o Natal de Jesus como exemplo de simplicidade e humildade, fazendo com que, juntos, este estilo seja cada vez mais incorporado pela Igreja em todas as suas facetas”, declarou Leão XIV durante o encontro natalino com os servidores da Cúria Romana, do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano e do Vicariato de Roma, acompanhados de suas famílias.
Depois de se dirigir aos membros da Cúria Romana, o Papa expressou sua vontade de cumprimentar todos os trabalhadores do Vaticano, enviando uma “saudação calorosa” na primeira vez que se reuniu com todos os colaboradores e suas famílias.
“Hoje, não falaremos sobre trabalho, mas quero aproveitar a oportunidade para agradecer a cada um de vocês pelo empenho que demonstram”, afirmou o Papa, acrescentando que está “começando a compreender o Vaticano como um grande mosaico de departamentos e serviços”.
“Com a ajuda de Deus, espero visitá-los nos diversos ambientes de trabalho e conhecê-los melhor”, acrescentou.
Leão XIV fez alusão às diferentes profissões representadas no presépio, “que povoam o espaço ao redor da gruta”, recordando as variadas atividades e ocupações do dia a dia.
“É como se o Menino Jesus, deitado na manjedoura, abençoasse tudo e a todos”, comentou.
O Papa mencionou Maria e José, que “adoram o Menino”, e “os pastores que se aproximam cheios de admiração”, enquanto “outras personagens realizam suas tarefas habituais”.
“Podem parecer distantes do evento central, mas, na verdade, cada um deles participa de acordo com sua essência, permanecendo em seu lugar e realizando o que deve fazer, o seu trabalho”, destacou.
Assim como os personagens do presépio, o Papa observou que, em um dia de trabalho, cada um “cumpre sua função” e louva a Deus “fazendo-a da melhor forma possível”.
“Às vezes, estamos tão imersos em nossas atividades que não pensamos no Senhor ou na Igreja, mas o fato de trabalharmos com empenho, tentando sempre dar o nosso melhor, e também – para vocês, leigos – com amor pela família e pelos filhos, traz honra ao Senhor”, enfatizou.
PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados