
José Luís Nunes Martins
Desliga-te por um momento das ansiedades do cotidiano e embarca numa jornada à essência da vida que habita em ti. Será um percurso extenuante, mas retornarás revigorado.
Percebes, há muitas pessoas que se esforçam por metas ilusórias – como, por exemplo, a acumulação de bens – em busca da felicidade. Contudo, por mais que alguém tenha, a verdadeira felicidade não vem disso; assim, a busca por mais riqueza se intensifica, ao invés de se entender que a verdadeira satisfação não reside nesse caminho.
Depois, existem aqueles que parecem errantes neste mundo, mas na verdade não estão perdidos. Existem numerosas fontes de vitalidade ao nosso redor, e muitos optam por pausar e saciar sua sede em cada uma delas. Da mesma forma, acontece nas peregrinações que realizamos internamente.
Conforme nos vamos aproximando do nosso objetivo, os receios e as incertezas aumentam. Não devemos cair em desespero. Afinal, uma grande sombra sempre indica a presença de uma grande luz, que se tornará ainda mais intensa à medida que nos acercamos da sua origem.
A vida de cada um de nós é um milagre e uma jornada onde a única impossibilidade é retroceder. Não há volta – nem estabilidade. Os anos avançam na mesma cadência para todos, mas enquanto alguns os atravessam em um estado de letargia, outros observam como crianças num trem, admirando cada paisagem que passa e não volta a se repetir. Única.
Entretanto, algo permanece constante na vida: nós mesmos, apesar de todas as transformações, adversidades e aprimoramentos. Sou convocado a escolher meu caminho, a definir minha identidade por meio das minhas ações e decisões, mas existe algo que não se altera: o presente da vida que não foi uma escolha minha e que me impulsiona sem que eu solicite ou mereça.
Esta vida que é minha e que também sou eu posso sustentá-la – amando – e, de modo surpreendente, apenas ao compartilhá-la me torno mais rico, mais satisfeito e mais autêntico.
Somente aquilo que oferecemos é realmente nosso. Leva o teu coração ao encontro de quem necessita. Entrega-te. Faz-te feliz. Serás quem realmente és!
(Os textos opinativos publicados na seção ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são de responsabilidade de seus autores e refletem unicamente suas opiniões.)
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados