cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoLíderes e dirigentes religiosos ressaltam pausa que possibilita commemorarem abertamente as festividades do Natal

Líderes e dirigentes religiosos ressaltam pausa que possibilita commemorarem abertamente as festividades do Natal

“Estamos cientes de que, apesar da declaração de um cessar-fogo, centenas ainda perdem suas vidas ou vivenciam sofrimento”, advertem Jerusalém,
<p>Líderes e dirigentes religiosos ressaltam “pausa” que possibilita commemorarem “abertamente as festividades do Natal”</p>

“Estamos cientes de que, apesar da declaração de um cessar-fogo, centenas ainda perdem suas vidas ou vivenciam sofrimento”, advertem

Jerusalém, 22 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Os líderes das Igrejas em Jerusalém destacam que o “cessar-fogo” possibilita que diversas comunidades celebrem “abrindo as portas” a felicidade do Natal, mas recordam aqueles que “sofreram ataques brutais”, incluindo contra “suas propriedades e liberdades” nesta área.

“Inspirados pelo exemplo de nosso Senhor na Sua Encarnação, continuamos a nos solidarizar com todos que padecem e se sentem desamparados, e convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade ao redor do planeta a persistirem em oração e a lutarem por uma paz autêntica e justa na terra natal do nascimento de nosso Senhor — e, realmente, em toda a Terra”, afirmam os patriarcas e líderes religiosos em sua Mensagem de Natal 2025.

No documento divulgado online pelo Patriarcado Latino de Jerusalém nesta segunda-feira, 22 de dezembro, as autoridades religiosas expressaram satisfação pelo “cessar-fogo ter possibilitado muitas comunidades a celebrarem abertamente as alegrias do Natal”, ao mesmo tempo que alertam sobre “a advertência do profeta Jeremias” referente àqueles que proclamam “‘paz, paz’, quando não existe paz” (Jeremias 6:14).

“Temos plena consciência de que, apesar da declaração de fim das hostilidades, centenas continuam a ser mortas ou a sofrer lesões graves. Muitas outras pessoas têm enfrentado agressões violentas, não apenas na Terra Santa, mas também nos países vizinhos.”

“Seguindo o exemplo de Nosso Senhor na Sua Encarnação”, os patriarcas e chefes das Igrejas em Jerusalém ressaltam que seguem firmes na solidariedade “com todos os que estão sofrendo e desanimados”, e convocam os cristãos e pessoas de boa vontade em todo o mundo “a persistir na oração e na luta por uma paz verdadeira e justa” na terra natal de Jesus, “e em toda a Terra”.

Na Mensagem de Natal 2025, os líderes afirmam que permanecem “resolutos em proclamar” e reafirmar para as comunidades e fiéis em todo o mundo “a mensagem de esperança revelada na Encarnação de Cristo e no Nascimento Sagrado em Belém há mais de dois mil anos”.

“Em períodos igualmente desafiadores, um anjo do Senhor apareceu repentinamente aos pastores daquela região, pedindo-lhes que deixassem de lado seus temores”, acrescentam, recordando que “foi ajoelhados” diante da manjedoura naquela caverna sagrada que os pastores “conheceram pela primeira vez a doçura do amor de Deus”.

A mensagem inicia com uma citação da Carta aos Hebreus: “Portanto, considerando que estamos cercados por uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo o peso e o pecado que nos prende, e corramos com determinação a corrida que nos é proposta, fixando nossos olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé…” (12:1–2a).

O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, fez uma visita pastoral de Natal a Gaza, onde a igreja da Sagrada Família serve como sede da única paróquia católica no enclave, entre 19 e 21 de dezembro.

O novo custódio da Terra Santa, frei Francesco Ielpo, declara em sua primeira mensagem natalina, intitulada ‘a luz que brota da fragilidade’, que “a imagem marcante do Natal é a pequenez”, ressaltando que “Jesus nasce em um local simples, improvisado e inadequado”.

“Aqui em Belém, contemplamos um Deus diminuto. Um estábulo transforma-se no espaço do infinito, a liturgia mais sagrada é celebrada sobre a palha, acompanhada pelo odor do estrume, entre os carinhos de uma mãe e o choro de um recém-nascido”, detalha o frade franciscano em um vídeo gravado na Gruta da Natividade em Belém.

“Ao olharmos para Ele, contemplando Sua imagem e imitando-o, possamos recomeçar com uma esperança renovada. No estábulo da humanidade, não estamos sós! Jesus nasceu por nós!”, destaca frei Francesco Ielpo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.