
A Diocese divulgou os pontos de recolha de donativos essenciais que serão encaminhados para a Cáritas Diocesana de Leiria.
Lisboa, 31 de janeiro de 2026 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa expressou sua preocupação em relação aos impactos da depressão Kristin e solicitou que uma intenção de oração universal pelos afetados seja incluída nas Eucaristias.
D. Rui Valério “tem acompanhado com apreensão a situação gerada pela Tempestade Kristin, que afetou diversas regiões do país, incluindo comunidades sob a jurisdição do Patriarcado de Lisboa, provocando sérios danos a residências e criando necessidades urgentes para muitas famílias”, conforme destacado no comunicado divulgado no site do patriarcado.
D. Rui Valério também “agradece a todos os que estão atuando no apoio, especialmente os serviços de emergência, as forças armadas e de segurança, os profissionais de saúde, os representantes de cargos públicos e os voluntários”.
Além disso, o líder católico agradece “aqueles que, com generosidade e bravura, têm se dedicado a ajudar os mais vulneráveis, frequentemente em condições adversas e arriscadas”.
Em face dos impactos da tempestade, D. Rui Valério “solicita que, durante as celebrações eucarísticas deste Domingo, 1 de fevereiro, incluindo as Missas de sábado à noite, seja feita uma menção na Oração Universal por todas as pessoas afetadas pela Tempestade Kristin”.
| Sugestão de oração elaborada pelo Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa:
Para que aqueles que estão sofrendo devido aos efeitos da recente tempestade encontrem, na graça divina e na solidariedade dos irmãos, a coragem e os recursos necessários para reconstruir suas vidas, oremos. (Nota: Esta intenção deve ser integrada ao formulário da oração universal sugerida para o Domingo IV do Tempo Comum; deve ocupar a terceira posição na sequência das intenções sugeridas pelo formulário.) |
O Patriarcado de Lisboa comunicou que, através da Cáritas Diocesana, “está estabelecendo contato com as paróquias para avaliar as situações mais críticas e organizar uma resposta solidária, em colaboração com outras Cáritas diocesanas”.
A instituição está buscando diversas formas de entregar os auxílios às populações mais impactadas.
Em decorrência de muitas famílias terem enfrentado danos em suas residências e estarem lidando com necessidades imediatas, estão sendo coletados donativos essenciais para uma resposta rápida, que serão direcionados à Cáritas Diocesana de Leiria.
Alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas e toalhetes são exemplos de itens a serem doados.
O Patriarcado de Lisboa informa que as Cáritas Paroquiais de Turquel e Famões também estão recebendo essas doações.
Em Turquel, as entregas podem ser realizadas no sábado à tarde, das 14h às 17h; no domingo, das 10h às 11h30, e na sede do Hóquei Clube de Turquel durante todo o sábado, até o início do jogo das 21h.
Em Famões, os interessados podem entregar os itens no Banco de Roupa da Ajuda Mais Solidária (Praceta 25 de Agosto, 8A, Quinta das Pretas, 1685-923 Famões), somente no domingo, das 9h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00; ou no Brooklyn Fitboxing (Av. Reinaldo dos Santos, 16A, 2675-674 Odivelas).
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na última quarta-feira, deixou um rastro de destruição, resultando em pelo menos cinco vítimas fatais, conforme informado pela Proteção Civil, além de vários feridos e desalojados.
Leiria, onde a tempestade entrou no território continental, e os distritos de Coimbra e Santarém são os mais atingidos.
LJ
Leiria: «Não estão sozinhos neste momento», diz D. José Ornelas em mensagem às vítimas do mau tempo
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados