cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoA melancolia é um sofrimento do afeto

A melancolia é um sofrimento do afeto

José Luís Nunes Martins O amor que um dia foi genuíno nunca se esvai. Pode se esconder nas profundezas de
<p>A melancolia é um sofrimento do afeto</p>

José Luís Nunes Martins

O amor que um dia foi genuíno nunca se esvai. Pode se esconder nas profundezas de um coração a ponto de não ser visível a ninguém, nem ao próprio. Mas não finda, pois o amor é eterno. Apenas um pequeno estímulo é suficiente para que ele surja e se revele vivo, apesar de tudo o que aconteceu.

É extremamente doloroso aceitar que já não existe neste mundo o que permanece tão vibrante dentro de nós. O tempo, que transforma quase tudo, não altera o amor. Então, o que permanece? A saudade, que engloba três dimensões diferentes:

– Uma felicidade genuína e uma dor intensa por termos experimentado algo ímpar;

– O desejo ardente de retornar à fonte de onde surgiu a razão da nossa esperança;

– A amarga consciência de que não é viável reviver, mas que, apesar de tudo, ainda há possibilidades.

Alguns de nós insistem em permanecer em uma dessas dimensões, outros transitam por elas sucessivamente, e há quem não consiga nem mesmo discernir o que o amor exige neste momento, depois de ter concedido tudo.

O amor é o que me define. Se algo ou alguém que amo se distancia, então inicia-se um processo de busca pela verdade que, por mais que não aparente, o nosso amor perdura; a dor é uma prova clara disso.

Não estou sozinho, pois amo. É nos momentos em que estou mais afastado deste mundo que mais percebo a presença daqueles que amo. Não é algo bom… nem ruim. É assim que é. É amor.

Cada um de nós é uma forma de amor ao longo do tempo.

O tempo acabará; o amor, nunca.

(Os textos opinativos publicados nas seções ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ no portal da Agência Ecclesia são de responsabilidade dos respectivos autores e refletem apenas a visão deles.)

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.