cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraAeroporto de Aalborg fecha por três horas devido a avistamento de UAVs

Aeroporto de Aalborg fecha por três horas devido a avistamento de UAVs

Siga nosso liveblog sobre o conflito na Ucrânia O avistamento de veículos aéreos não tripulados nesta quarta-feira resultou no fechamento,
Aeroporto de Aalborg fecha por três horas devido a avistamento de UAVs

Siga nosso liveblog sobre o conflito na Ucrânia

O avistamento de veículos aéreos não tripulados nesta quarta-feira resultou no fechamento, por três horas, do aeroporto civil e militar de Aalborg, localizada no norte da Dinamarca. O fechamento ocorreu dois dias após incidentes semelhantes provocarem a suspensão das atividades no aeroporto da capital, Copenhague, por várias horas.

As autoridades dinamarquesas também relataram que o aeroporto de Billund, o segundo maior do país, teve que encerrar operações, embora por apenas uma hora. Ambas as instalações foram reabertas na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Reuters, drones foram avistados em outros aeroportos na Jutlândia, incluindo Esbjerg, Sønderborg e na base aérea de Skrydstrup, onde estão estacionados os caças F-16 e F-35 dinamarqueses.

A polícia regional da Jutlândia do Norte confirmou o fechamento do aeroporto de Aalborg através da plataforma X, mencionando que “drones foram vistos” nas proximidades, resultando na restrição do “espaço aéreo”.

Durante uma coletiva, Thorkild Fogde, o chefe da polícia nacional dinamarquesa, destacou que “o padrão” dos drones avistados nas proximidades de Aalborg é “semelhante” ao que foi detectado em Copenhague na segunda-feira. “Os drones são bastante visíveis e operam com as luzes acesas em algumas situações”, afirmou, conforme reportado pelo jornal Politiken.

Jesper Bøjgaard, inspetor da polícia da Jutlândia do Norte, explicou que ainda não era possível identificar a procedência dos drones, mas afirmou que eles seriam “eliminados” se houvesse oportunidade. O diretor nacional da polícia corroborou essa intenção, afirmando que essa era a “meta clara” das autoridades.

O comandante da polícia de Copenhague, Jens Jespersen, que estava presente na coletiva, sublinhou que “não há evidências” de que os drones fossem de natureza comercial, assegurando que seriam facilmente rastreáveis.

Durante a conferência, o inspetor Bøjgaard ressaltou que não havia risco para os moradores da área. De acordo com as autoridades, citadas pela DR, quatro aeronaves que se preparavam para pousar foram desviadas.

A polícia da Jutlândia do Sul também informou sobre avistamentos de drones em outros aeroportos dinamarqueses, compartilhando pela plataforma X “próximo aos aeroportos de Esbjerg, Sønderborg e Skrydstrup”, todos situados na região central do país.

“Estamos atuando no local a fim de validar as observações e documentar os incidentes. Neste momento, não temos mais informações, mas iremos atualizar assim que houver novidades”, finalizaram.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.