A nova versão do «Pentateuco» assinala o início da impressão em Portugal
Faro, 03 de setembro de 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve anunciou a reabertura da ‘Exposição para a Disseminação do Conhecimento – Núcleo Histórico da Impressão de Gutenberg e do Pentateuco de Faro’, situada na antiga capela do Paço Episcopal, que pode ser visitada de segunda a sábado.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ destaca que, além de sua importância histórica e cultural, a ‘Imprensa de Gutenberg e do Pentateuco de Faro’ também possui uma dimensão inter-religiosa, devido à publicação do “Pentateuco” (compilação dos cinco primeiros livros da Bíblia: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), realizada pelo judeu Samuel Gacon em 1487, que representou um marco no início da impressão em Portugal, na ‘Vila Adentro’ de Faro.
Os visitantes poderão observar uma edição ‘fac-símile’ do “Pentateuco”, uma cópia que replica fielmente o original, produzida pela editora ‘Sul, Sol e Sal’, além de uma recriação do prelo de Gutenberg, semelhante ao utilizado por Samuel Gacon, emprestada pela Fundação Portuguesa das Comunicações.
No espaço expositivo, na antiga capela do Paço Episcopal, há também um ‘scriptorium medieval’, que ilustra as técnicas e instrumentos dos monges copistas na reprodução de textos antes do advento da imprensa; este cenário, que pertence à Câmara do Porto, foi cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e pode ser visitado no Algarve durante as celebrações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Faro.
Outras atrações incluem um telégrafo de Damasquino, datado de 1879, considerado um dos primeiros serviços de telecomunicações, além de uma breve apresentação da evolução da escrita, desde a escrita cuneiforme até os dias atuais, que abrange uma máquina de escrever Olivetti de 1930, com teclado HCesar, e dois computadores pessoais dos anos 80, como um ZX Spectrum e um Macintosh.
A ‘Exposição para a Disseminação do Conhecimento – Núcleo Histórico da Impressão de Gutenberg e do Pentateuco de Faro’, que havia sido encerrada em 2020 devido à pandemia de Covid-19, foi inaugurada em novembro de 2018. Agora, faz parte do acervo visitável do Paço Episcopal de Faro, após sua reabertura em virtude da inauguração de uma exposição de arte sacra em homenagem ao jubileu da consagração episcopal de D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, que ocorreu em 27 de agosto.
A entrada para a exposição, que ocorre na residência oficial dos bispos do Algarve – um edifício emblemático da arquitetura tradicional algarvia, foi aberta ao público em 11 de abril de 2019 – agora é realizada pela porta principal, no largo da Sé, e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, segundo informações do jornal ‘Folha do Domingo’.
A ‘Exposição para a Disseminação do Conhecimento – Núcleo Histórico da Impressão de Gutenberg e do Pentateuco de Faro’ é apoiada pela Diocese do Algarve, pela Fundação Portuguesa das Comunicações, pelo Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve, pela DFK & Associados SROC, pela editora ‘Sul, Sol e Sal’ e pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
CB
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
Direitos autorais © 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados alimentado por radiocmadeira.pt