cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraAnálise da realidade sociocultural do Funchal apresentada em obra.

Análise da realidade sociocultural do Funchal apresentada em obra.

Na passada terça-feira, 9 de setembro, teve lugar na sala da Assembleia Municipal do Funchal o lançamento do livro “Análise
Análise da realidade sociocultural do Funchal apresentada em obra.

Na passada terça-feira, 9 de setembro, teve lugar na sala da Assembleia Municipal do Funchal o lançamento do livro “Análise de Caracterização de Jovens e Famílias do Concelho do Funchal”, elaborado pela Associação UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, em colaboração com a Universidade do Porto e com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

A vereadora Helena Leal, que é responsável, entre outras áreas, pela Área Social, compareceu ao evento e enfatizou que o livro proporciona “um acesso mais fácil à população” sobre as conclusões do estudo, apresentando os resultados de forma simplificada e compreensível.

Esta publicação resulta de uma pesquisa realizada no concelho do Funchal em 2024 e analisa um conjunto de variáveis cruciais para uma compreensão mais aprofundada da realidade social da cidade.

Entre os principais achados, Helena Leal destacou a sensação de segurança relatada pela maior parte dos entrevistados, alinhando-se com os dados do mais recente Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Em contrapartida, mencionou questões como o bullying e a violência doméstica, realidades que, segundo a autarca, “não são novas, mas requerem a atenção de todos, incluindo do município”.

Embora reconheça que esses temas não sejam de responsabilidade exclusiva da autarquia, a vereadora reforçou a importância da prevenção como um eixo fundamental da ação municipal. “Temos realizado este trabalho nas escolas, em centros comunitários, em programas de ocupação de tempos livres e também com os idosos, que contam com quase três mil participantes mensais”, explicou.

Helena Leal ressaltou ainda que estudos dessa natureza são essenciais para “identificar riscos, chamar a atenção para áreas que precisam de cuidados, mas também para validar o trabalho que já está em curso”.

A obra, apresentada por Joana Martins, presidente do Núcleo da Madeira da UMAR, estará disponível gratuitamente para as instituições que a solicitarem junto da UMAR.

A amostra da pesquisa incluiu 859 entrevistados, sendo 263 adultos e 596 jovens.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.