
Sigamos na luz do Senhor!
O Evangelho deste primeiro domingo do Advento nos propõe uma reflexão sobre a importância de estarmos atentos e prontos para receber o Senhor que se aproxima, desafiando-nos à vigilância e à ação na edificação do Seu Reino. Um Reino eterno e inclusivo, que traz consigo a justiça, amor, paz, verdade, vida, graça e santidade. Aquele que decide seguir a Cristo e sua mensagem não pode se acomodar, ser passivo, negligente ou indiferente. A urgência da Palavra se faz presente e nos exige constantemente.
Mateus ilustra essa mensagem através de três cenários: a humanidade nos dias de Noé; dois aspectos da vida cotidiana, a agricultura e a moagem do trigo; e um dono de casa que adormece, permitindo que um ladrão penetre em sua morada. A questão central é clara: o crente deve estar sempre em alerta, consciente e pronto para acolher o Senhor, atuando com um sentido de compromisso e responsabilidade diante da presença de Deus.
“Sigamos na luz do Senhor”, é assim que conclui a primeira leitura. “Deixemos para trás as obras das trevas e revestamo-nos com as armaduras da luz. Andemos de forma digna, como durante o dia. Revistamo-nos do Senhor Jesus Cristo”, exorta São Paulo em sua segunda leitura.
Estar preparado e em vigilância é trilhar este caminho iluminado pelo Senhor. Uma jornada de fé, que se direciona para a esperança, como reforça São Paulo: “O Senhor chega! A noite avança e o dia se aproxima”.
Deus está sempre presente; Ele vem ao nosso encontro e coopera conosco na construção desse novo mundo de justiça e paz. A presença divina nos assegura que injustiças, exploração e morte não têm a palavra final: a última palavra que a história ouvirá será a de Deus, que nos liberta e nos traz alegria.
Estamos iniciando um período de preparação para comemorar o nascimento de Jesus. Somos chamados a reavaliar nossas vidas, focar no que realmente importa, a estarmos atentos às oportunidades que o Senhor disponibiliza a cada dia, a despertarmos para os compromissos que temos com Deus e com o próximo, e a atuarmos na construção do Seu Reino. Essa é a melhor e única maneira de nos prepararmos para a chegada do Senhor.
Vivamos o Advento levando a mensagem do Evangelho ao coração daqueles que encontrarmos em nosso caminho. Sem distrações e sem perder tempo! Sempre com um olhar solidário para aqueles que mais necessitam do Pão que sacia e da Palavra que alimenta.
Estejam alertas, mantenham-se atentos e prontos, sigam na luz do Senhor! Que assim seja nestes primeiros dias de Advento!
Manuel Barbosa, scj
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados