
Um marco histórico foi alcançado na Cidade da Praia! Pela primeira vez, a seleção caboverdiana de futebol está na fase final de uma Copa do Mundo.
Os Tubarões Azuis triunfaram sobre Essuatini com um impressionante 3-0, garantindo sua vaga no Mundial de 2026. Cabo Verde tornou-se o segundo menor país do mundo, em termos de população, a participar de um Mundial, superando a Islândia que fez isso em 2018.
Com essa conquista, Cabo Verde se junta à Jordânia e ao Uzbequistão como as nações que fazem sua estreia em uma Copa do Mundo de futebol.
A possibilidade de garantir essa qualificação inédita podia ter sido decidida na última quarta-feira em Trípoli, mas o empate de 3-3 contra a Líbia adiou a festa para a Cidade da Praia. Nesse jogo, Cabo Verde teve três boas oportunidades de marcar depois do empate, incluindo um gol que foi erroneamente anulado por um impedimento inexistente nos minutos finais.
Manter a serenidade e controlar a ansiedade foi fundamental para conseguir vencer Essuatini, a última colocada do Grupo D, que ainda não tinha triunfos. Sem nada a perder, esse pequeno país africano tentou impor seu jogo, atrasando o tempo sempre que podia e fazendo provocações para tentar desestabilizar os Tubarões Azuis.
O primeiro momento de verdadeiro perigo para Cabo Verde aconteceu apenas aos 20 minutos. Um passe longo da linha central encontrou Dailon Livramento, que tentou finalizar de primeira, mas mandou a bola para fora. No estádio lotado, circulavam gritos de “gol”. Aos 26 minutos, Jamiro Monteiro foi tocado na área adversária, mas o árbitro ignorou os pedidos de pênalti dos jogadores caboverdianos. sem a ferramenta de VAR, não havia o que fazer.
Jamiro Monteiro, um dos jogadores mais habilidosos em campo, voltou a levar perigo ao gol adversário aos 39 minutos, com um chute fraco na área que foi direto nas mãos do goleiro Shabalala. A torcida quase explodiu de euforia.
Um grande momento do jogo aconteceu aos 45+3: um disparo potente de Yannick que exigiu uma defesa esplêndida do goleiro de Essuatini.
Marcar logo após o intervalo era essencial para o sonho caboverdiano. E foi exatamente isso que aconteceu com Dailon Livramento: logo aos 48 minutos, após um escanteio curto, um defensor cortou mal a bola, e o atacante do Casa Pia fez questão de empurrá-la para o fundo da rede. A comemoração tomou conta do Estádio Nacional de Cabo Verde e arredores na Cidade da Praia.
Se um gol era excelente, dois seriam ainda melhores. Enquanto a torcida ainda comemorava o 1-0, Cabo Verde fez o 2-0, aproveitando outro deslize da defesa de Essuatini. Um cruzamento para o segundo poste foi metido na pequena área, onde estava Willy Semedo para desviar e fazer 2-0 aos 54 minutos. Faltavam pouco mais de 30 minutos para o sonho se concretizar.
A vantagem no placar foi usada pelo técnico de Cabo Verde, Pedro Brito ‘Bubista’, para fazer substituições, colocando Telmo Arcanjo, jogador do Vitória de Guimarães, e também Laros Duarte nos lugares de Willy Semedo, autor do primeiro gol, e Yannick Semedo. Em seguida, Deroy Duarte e Garry Rodrigues substituiram Ryan Mendes e Jamiro Monteiro.
Nos minutos finais, a seleção de Cabo Verde se concentrou em manter a bola longe de sua área. Mesmo assim, Laros Duarte teve uma grande chance de aumentar a contagem para 3-0, mas seu chute foi para o lado.
No final do jogo, uma merecida recompensa: Stopira, que voltou a ser convocado para a seleção aos 37 anos, entrou no final e fez o gol final, 3-0. Uma celebração memorável para o lateral esquerdo que atua no Torreense.
Cabo Verde fechou a fase de grupos na liderança, somando 23 pontos, com sete vitórias (2-0 e 2-0 sobre Essuatini, 1-0 contra a Líbia, 1-0 e 2-0 diante das Maurícias, 1-0 contra Angola e 1-0 em relação aos Camarões), dois empates (0-0 frente a Angola e 3-3 contra a Líbia) e uma derrota (1-4 para os Camarões).
No outro confronto, os Camarões empataram 0-0 com Angola, mas garantiram a vaga para o playoff africano em busca de classificação.
– Escalação de Cabo Verde: Vozinha; Diney, Roberto Lopes, Kevin Pina, João Paulo Fernandes, Dailon Livramento, Jamiro Monteiro, Yannick, Willy Semedo, Ryan Mendes e Steven Moreira.
– Suplentes de Cabo Verde: Márcia da Rosa, Bruno Varela, Stopira, Alison Tavares, Wagner Pina, Garry Rodrigues, Sidny Lopes Cabral, Deroy Duarte, Laros Duarte, Telmo Arcanjo, Hélio Varela e Nuno da Costa.
– Escalação de Essuatini: Shabalala, Dlamini, Shongwe, Mkhontfo, Silenge, Ndzabandzaba, Magagula, Sibandze, Tsabedze, Manana e Masangane.
– Suplentes de Essuatini: Mabilisa, Philane Thabo Mkhontfo, Tfomo, Matsenjwa, Gama, Magagula e Kibonge.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados