cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeAmbienteAté mesmo soluções climáticas podem não preservar café, chocolate e vinho, alertam estudiosos.

Até mesmo soluções climáticas podem não preservar café, chocolate e vinho, alertam estudiosos.

Um novo estudo publicado na Environmental Research Letters revela que mesmo os métodos mais avançados de intervenção climática podem não
Cientistas transformam resíduos de videira em filmes transparentes e robustos que desaparecem em dias.

Um novo estudo publicado na Environmental Research Letters revela que mesmo os métodos mais avançados de intervenção climática podem não conseguir proteger as uvas, o café e o cacau diante de um planeta em mudança. Essas culturas são pilares da agricultura global e fontes cruciais de renda para milhões de agricultores. Contudo, estão cada vez mais ameaçadas à medida que as mudanças climáticas se intensificam. O aumento das temperaturas e a irregularidade nas chuvas resultaram em variações significativas nos rendimentos das colheitas de ano a ano, colocando os produtores em uma situação de incerteza e comprometendo a estabilidade das economias locais.

A equipe de pesquisa concentrou-se em uma técnica de geoengenharia proposta conhecida como Injeção de Aerossóis Estratosféricos (IAE). Esse conceito experimental tem como objetivo resfriar o planeta ao liberar partículas refletoras na atmosfera superior, imitando o resfriamento temporário que ocorre após grandes erupções vulcânicas. Os cientistas avaliaram se a IAE poderia ajudar a estabilizar as condições para o cultivo de uvas, café e cacau em importantes áreas de produção na Europa Ocidental, América do Sul e África Ocidental.

Simulações Climáticas Revelam Benefícios Limitados

Para investigar essa ideia, os pesquisadores modelaram as condições climáticas de 2036 a 2045 em 18 regiões de cultivo significativas. Eles avaliaram como a IAE poderia impactar temperatura, precipitação, umidade e risco de doenças para determinar a viabilidade futura das colheitas. Embora a IAE conseguisse reduzir as temperaturas superficiais, não preservou consistentemente as condições favoráveis necessárias para rendimentos saudáveis. Apenas seis das 18 regiões estudadas apresentaram alguma melhoria significativa em comparação com um cenário futuro sem a IAE.

A chuva imprevisível e as mudanças nos níveis de umidade mostraram-se os principais obstáculos para o sucesso da IAE. Apesar da intervenção poder resfriar o planeta, foi muito menos eficaz em moderar os níveis de umidade ou impedir eventos climáticos extremos, como inundações. Como resultado, as projeções de produção agrícola e renda permaneciam instáveis mesmo sob as condições da IAE.

“Reduzir a temperatura apenas com a IAE não é suficiente”, explicou a coautora Dra. Ariel Morrison. “Por exemplo, as espécies de cacau, embora mais tolerantes a temperaturas elevadas do que o café e as uvas, são altamente suscetíveis a pragas e doenças causadas pela combinação de altas temperaturas, chuva e umidade. A variabilidade climática natural também não pode ser ignorada – ela leva a uma ampla gama de resultados sob o mesmo cenário da IAE que poderia afetar a subsistência dos agricultores que cultivam cacau, café e uvas.”

Desenvolvendo Resiliência Agrícola a Longo Prazo

A Dra. Morrison acrescentou que, embora a IAE possa proporcionar um alívio temporário do estresse térmico em certas regiões, não deve ser considerada uma solução a longo prazo. “A intervenção climática da IAE pode oferecer alívio temporário do aumento das temperaturas em algumas áreas, mas não é uma solução garantida para os desafios enfrentados na agricultura de culturas de luxo. Estratégias de adaptação adaptadas às condições locais, investimentos em práticas agrícolas resilientes e cooperação global são essenciais para salvaguardar essas culturas e as comunidades que dependem delas,” disse ela.

Os achados destacam uma mensagem importante: soluções tecnológicas isoladas não podem garantir o futuro do café, cacau e uvas. Proteger essas culturas exigirá inovação e um compromisso global com a adaptação sustentável.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.