
A celebração destacou a solenidade da Imaculada Conceição, a padroeira da diocese
Setúbal, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, foi o responsável pela celebração eucarística em honra da Imaculada Conceição, padroeira da diocese, enfatizando a importância de assumir compromissos.
“Atualmente, parece que o compromisso está a tornar-se uma raridade em nossas ações”, comentou, citando os casais que se preparam para o matrimônio e que “muitas vezes hesitam” em responder à pergunta se “é para a vida toda”.
Durante sua homilia, no dia dedicado à diocese, o cardeal elogiou a aceitação da Mãe de Jesus ao Anjo Gabriel, apresentando-a como um exemplo de “compromisso” que deve ser valorizado e testemunhado nos dias de hoje, conforme reporta a Diocese de Setúbal.
D. Américo Aguiar ressaltou a fidelidade de Maria, um “exemplo do qual” todos podem e devem se inspirar.
O bispo referiu-se à primeira leitura, explorando a indagação que Deus faz a Adão no Jardim do Éden, quando não o encontra.
“Em várias ocasiões, é necessário que criemos momentos de silêncio para ouvirmos Deus perguntar ‘onde estás?’. E, por vezes, podemos sentir medo e nos esconder, conscientes da nossa humanidade, da nossa vergonha, da nossa caminhada”, comentou.
O cardeal acrescentou ainda um outro questionamento de Deus a Caim, ‘onde está o teu irmão?’ que deve nos levar a refletir sobre as nossas ações em relação ao próximo, “e às vezes até em nome de Jesus”.
Segundo o bispo de Setúbal, essa urgência é ainda mais significativa nos dias de hoje, pois não podemos nos esquecer que “muitas pessoas celebram, mas já não compreendem o verdadeiro sentido de reunir todos à mesa”.
“Não precisamos impô-los a leitura da Bíblia, mas sim viver de forma a ser um exemplo e um testemunho dessa razão”, que começou com o Sim de Maria ao Anjo, afirmou o bispo.
Ao final, D. Américo Aguiar convidou todas as paróquias da diocese a realizarem uma bênção para gestantes, como já acontece em algumas, para que possam sentir a proximidade da Igreja durante este momento especial de suas vidas.
A solenidade da Imaculada Conceição, celebrada anualmente pela Igreja Católica no dia 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, reconhecimento da relevância dessa data na espiritualidade e identidade nacional.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi estabelecido a 8 de dezembro de 1854, pela bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual afirma que a Virgem Santa Maria foi santificada desde o início de sua existência, sendo preservada do pecado original.
LJ/PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados