cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoBispo celebrou a data de consagração da catedral, local que «se revela ao encontro com o Divino»

Bispo celebrou a data de consagração da catedral, local que «se revela ao encontro com o Divino»

D. José Pereira conduziu a celebração eucarística, durante a qual foram escolhidos três novos cónegos Guarda, 23 de outubro de
Bispo celebrou a data de consagração da catedral, local que «se revela ao encontro com o Divino»

D. José Pereira conduziu a celebração eucarística, durante a qual foram escolhidos três novos cónegos

Guarda, 23 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Guarda liderou, nesta quarta-feira, a cerimônia de dedicação da catedral, descrevendo-a como um local que se abre ao encontro com o divino.

“Este espaço não é apenas um local físico fechado entre muros, mas a realidade sacramental onde o ambiente material se transforma em um convite ao encontro com Cristo em espírito e verdade”, enfatizou D. José Pereira, em sua homilia, enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo destacou que, “ao contrário de algumas visões espiritualistas que se caracterizam por um neo-gnosticismo ou um subjetivismo isolado, o templo não perde sua relevância”.

“Deixa de ser um espaço exclusivo (o único lugar da habitação de Deus) para se tornar uma oportunidade: um sinal que nos convoca e nos leva ao encontro com Deus”, acrescentou.

De acordo com D. José Pereira, “celebrar a dedicação da catedral é celebrar o mistério do Corpo místico de Cristo que é a Igreja, que serve como ponto de encontro entre o ser humano e Deus, e dentro de Deus”.

Durante a celebração eucarística na catedral, com a presença do bispo emérito da diocese, D. Manuel Felício, e de numerosos padres, foram nomeados três novos cónegos da catedral, que agora fazem parte do Cabido e do Colégio de Consultores.

Os novos cónegos são os padres Joaquim Cardoso Pinheiro, Henrique Manuel Rodrigues dos Santos e Francisco Pereira Barbeira.

O bispo mencionou a função do cabido da catedral, formado por cónegos, que são designados para celebrar as festividades litúrgicas mais importantes, garantindo que nestes momentos significativos o mistério da Igreja seja evidente.

D. José Pereira sublinhou a relevância do cónego penitenciário, que tem como responsabilidade a absolvição no contexto sacramental de pecados mais graves, cuja remissão ordinária está reservada ao bispo.

“Os cónegos também são convocados a desempenhar outras funções designadas pelo bispo. Quero que vocês se tornem facilitadores do diálogo entre fé e cultura, entre a estética cristã e as artes contemporâneas, entre a mística evangélica e as espiritualidades seculares”, expressou o bispo.

O bispo de Guarda enfatizou a necessidade de “revitalizar as funções essenciais, atualizando os estatutos, para que se tornem serviços orgânicos de natureza pastoral e não meras honrarias”.

Na homilia, D. José Pereira realçou a importância dos diversos elementos que compõem o espaço litúrgico da catedral, começando pela própria construção, que traz “a consciência de pertencer à única Igreja de Cristo”, que remonta “ao grupo dos Doze” e anuncia “à cidade a eternidade do dom e do chamado de Deus”.

“Em seguida, temos o altar”, prosseguiu o bispo, esclarecendo que “representa o próprio Cristo”, que se faz presente como vítima e alimento, além de mencionar o ambão, “o espaço elevado de onde é proclamado que Cristo ressuscitou para cumprir a obra de Deus” com a salvação de todos.

O bispo diocesano ainda discutiu a “cátedra ou cadeira episcopal”, de onde preside e prega quando se encontra na Sé: “Não se trata de um trono, mas do símbolo, talvez o mais antigo, do ministério episcopal e do serviço pastoral”.

Ao final da homilia, o bispo falou sobre “a trajetória sinodal e o calendário pastoral” que apresentou à diocese, encerrando com um apelo à oração pelas vocações e pela renovação missionária da Igreja.

LJ/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.