cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoBispo de Angra chama líderes espirituais a serem «arquitetos da harmonia»

Bispo de Angra chama líderes espirituais a serem «arquitetos da harmonia»

D. Armando Esteves Domingues ressaltou a «urgente necessidade de esperança e paz» no «coração» da humanidade Registro: Jubileu dos religiosos
Bispo de Angra chama líderes espirituais a serem «arquitetos da harmonia»

D. Armando Esteves Domingues ressaltou a «urgente necessidade de esperança e paz» no «coração» da humanidade

Registro: Jubileu dos religiosos

Angra do Heroísmo, Açores, 20 de outubro de 2025 – O bispo de Angra incentivou os religiosos açorianos a atuarem como “guardas da esperança” e “construtores de união” em uma sociedade marcada pela “crise da humanidade”, durante o Jubileu diocesano dos Consagrados, realizado na Sé no dia 19 de outubro.

“Há uma profunda necessidade de esperança e de paz que reside no coração de cada homem e mulher. Sejamos promotores da harmonia, utilizando palavras e gestos que fortaleçam nossa convivência. Que o amor divino continue sendo o vosso refúgio e força”, afirmou D. Armando Esteves Domingues em sua homilia, conforme mencionou o portal ‘Igreja Açores’.

A Diocese de Angra celebrou o Jubileu diocesano da Vida Consagrada, no Ano Santo de 2025, reunindo religiosos e religiosas nos Açores em um dia de “oração, comunhão e reflexão”, com diversas atividades, no domingo, dia 19 de outubro, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O bispo de Angra encorajou os consagrados a se tornarem “especialistas em sinodalidade”, participando ativamente nas comunidades paroquiais, nos conselhos e nas propostas formativas da diocese, contribuindo para “o crescimento de uma espiritualidade de comunhão”.

“A proximidade humana está se esvaindo; estamos todos conectados virtualmente, mas perdemos o verdadeiro relacionamento. A busca incessante por produtividade faz com que fiquemos centrados em nós mesmos, privados de altruísmo; viver o Evangelho de forma concreta pode ajudar a restaurar humanidade e dignidade nas pessoas”,

Registro: Jubileu dos religiosos

Baseando-se no Evangelho do dia, D. Armando Esteves Domingues destacou a figura da viúva que, com coragem e determinação, busca justiça, “uma mulher dignificada, cheia de garra, que não se submete à injustiça”, ensinando “a ter fome e sede de justiça, a não desistir, mesmo diante de adversidades que sugeririam o contrário”.

“Os menos favorecidos não são seres humanos? Os vulneráveis não possuem a mesma dignidade que nós? O valor que damos à resposta a essa questão determinará a moral e social da nossa sociedade. Ou recuperamos a dignidade moral e social, ou nos afundamos em um abismo de degradação”, acrescentou.

A celebração do Jubileu da Vida Consagrada na Diocese de Angra coincidiram com o Dia Mundial das Missões de 2025 da Igreja Católica, onde o bispo diocesano observou que “a vida é uma missão”, ressaltando que “é grandioso reconhecer que é Deus quem protege e cuida de cada um”.

“Oremos sempre, sem perder a esperança, pois nossa ajuda vem do Senhor. Somente em Deus encontramos abrigo: amar é rezar e rezar é amar, e isso nunca nos cansa”, pediu D. Armando Esteves Domingues.

O Jubileu da Vida Consagrada nos Açores contou, pela primeira vez, com a presença simultânea dos representantes dos oito institutos religiosos do arquipélago da Diocese de Angra, com uma programação organizada pelo Secretariado da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da Ilha Terceira.

“Estendo um abraço a todos que estão dedicados a sua missão. Abarço a diocese nas ilhas onde se encontram… Todos vocês são extremamente valiosos”, disse D. Armando Esteves Domingues no início da cerimônia Eucarística, segundo informa o site ‘Igreja Açores’.

Registro: Jubileu dos religiosos

Além da Eucaristia na Sé, as atividades do Jubileu da Vida Consagrada na Diocese de Angra continuaram à tarde deste domingo, com uma sessão solene na Casa de Saúde do Espírito Santo, onde os participantes refletiram sobre temas pertinentes à Vida Religiosa e apresentaram as missões atuais, os desafios enfrentados e as esperanças nos Açores.

A Igreja Católica está celebrando o Ano Santo de 2025, o 27.º jubileu ordinário de sua história; uma iniciativa do Papa Francisco dedicada ao tema da esperança, que está sendo continuada sob o pontificado de Leão XIV.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.