
A equipa nacional de futebol de Cabo Verde qualificou-se pela primeira vez para um Campeonato do Mundo. Os Tubarões Azuis triunfaram hoje diante da Essuatini, na cidade da Praia, no último encontro do Grupo D das eliminatórias africanas para a competição que ocorrerá no próximo verão nos EUA, Canadá e México.
A seleção dos PALOP terminou no topo do grupo, acumulando 23 pontos, resultado de sete vitórias (2-0 contra Essuatini, 1-0 sobre a Líbia, 1-0 e 2-0 ante as Maurícias, 1-0 sobre Angola, e 1-0 face aos Camarões), dois empates (0-0 com Angola e 3-3 com a Líbia) e uma derrota (1-4 perante os Camarões).
Deste modo, Cabo Verde torna-se o segundo menor país do mundo a alcançar a fase final de um Campeonato do Mundo.
O recorde é detido pela Islândia, que participou no Mundial de 2018, realizado na Rússia. Após uma excelente atuação no Euro 2016, esta nação nórdica, com 335 mil habitantes, conseguiu a qualificação para o Mundial de 2018, onde terminou com um ponto no Grupo D, após derrotas para a Nigéria e Croácia e um empate com a forte Argentina.
Cabo Verde, com uma população de 524.877 habitantes, segundo os dados demográficos de 2024, torna-se assim o segundo país com menos habitantes a competir na fase final da principal prova internacional de seleções.
Os Tubarões Azuis se juntam à Jordânia e ao Uzbequistão como as nações que estão a participar pela primeira vez num Campeonato do Mundo de futebol.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados