
A Câmara Municipal do Funchal organizou a criação e publicação de um estudo inédito referente ao seu primeiro Livro de Honra, que reúne mais de 500 registos feitos por várias personalidades, tanto nacionais como internacionais, ao longo de aproximadamente 30 anos. Esses registos foram coletados durante as recepções oficiais que lhes foram oferecidas pela nossa autarquia, por diferentes presidentes, quer no contexto de cumprimentos protocolares na sua chegada à Madeira, quer ainda sempre que várias delegações foram homenageadas com um Madeira de Honra.
Nomeado “Livro de Honra da Câmara Municipal do Funchal: Personalidades Ilustres recebidas nos Paços do Concelho (1984-2011)”.
Este projeto é desenvolvido por Duarte Mendonça, técnico superior da Biblioteca Municipal do Funchal, que já havia produzido anteriormente a obra intitulada “A Presença Madeirense em Jersey”, também publicada pelo município, que foi apresentada em St. Helier, em Maio, e no Funchal, em Agosto.
Entre as numerosas figuras ilustres recebidas no edifício municipal no período mencionado, pelos presidentes João Sá Fernandes, João Dantas, Virgílio Pereira e Miguel Albuquerque, estão incluídos dois Presidentes da República, embaixadores, comandantes de navios de guerra de diversas nações, autarcas de Portugal e de outros países, especialmente de cidades geminadas com o Funchal, como New Bedford (Estados Unidos), Cabo (África do Sul) e Santos (Brasil), entre outras personalidades de destaque.
Raramente era concedido a algum madeirense a oportunidade de deixar uma mensagem no Livro de Honra, e entre essas poucas exceções, destaca-se Cristiano Ronaldo, que recebeu uma homenagem da nossa câmara em 2006.
O trabalho está organizado segundo as diversas Presidências e, dentro de cada uma, por anos, proporcionando assim uma visão cronológica de todas as recepções oficiais realizadas a numerosos dignitários nos Paços do Concelho.
As mensagens que constam no Livro de Honra da Câmara Municipal do Funchal foram registradas em variados idiomas, tais como português, inglês, francês, alemão, espanhol, polaco, finlandês, chinês e até japonês, refletindo a ampla diversidade geográfica de onde vinham seus autores.
A obra publicada pela autarquia apresenta a digitalização dessas mensagens, acompanhada de suas transcrições ou traduções, além de uma breve contextualização histórica sobre a visita à Região.
Vale mencionar que este trabalho é ricamente ilustrado, principalmente com o uso de antigas fotografias desses encontros, conservadas em diversos álbuns do Arquivo Municipal do Funchal, proporcionando uma oportunidade de relembrar as inúmeras atividades promovidas pelo nosso município na época.
O lançamento do livro ocorreu na sexta-feira na Sala da Assembleia Municipal, às 15:00, sob a presidência de Cristina Pedra, marcando o seu último ato público como presidenta da Câmara Municipal do Funchal.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados