cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraCâmara Municipal do Funchal endossa por consenso Estratégia de Ação Climática 2030

Câmara Municipal do Funchal endossa por consenso Estratégia de Ação Climática 2030

A Assembleia Municipal do Funchal deu luz verde, de forma unânime, ao Plano de Ação Climática 2030, apresentado pela vereadora
Câmara Municipal do Funchal endossa por consenso Estratégia de Ação Climática 2030

A Assembleia Municipal do Funchal deu luz verde, de forma unânime, ao Plano de Ação Climática 2030, apresentado pela vereadora responsável pelo Ambiente, Nádia Coelho.

A vereadora enfatizou que os esforços para implementar este importante instrumento estratégico começaram em março de 2023, alinhando-se com a Lei de Bases do Clima. O plano visa preparar a cidade para os desafios trazidos pelas mudanças climáticas, sendo relevante não apenas do ponto de vista ambiental, mas também nas esferas social e econômica.

Conforme Nádia Coelho, o documento abrange múltiplos setores, como economia, educação, saúde, transporte, meio ambiente, florestas, conservação da natureza, energia, agricultura, segurança e administração local.

Entre os principais objetivos estratégicos, destacam-se a descarbonização, a adaptação do território e da população às mudanças climáticas e a incorporação das medidas no planejamento municipal, garantindo monitoramento contínuo.

O plano inclui 15 medidas prioritárias, subdivididas em 79 ações específicas, que abrangem áreas como mobilidade sustentável, eficiência energética, gerenciamento de riscos climáticos e preservação da biodiversidade.

O documento passou por consulta pública, sem que fossem recebidas contribuições adicionais. Contudo, foi amplamente discutido durante a “Funchal Climate Week”, em fevereiro de 2025, com a presença de especialistas tanto nacionais quanto internacionais.

A vereadora destacou que este é um compromisso do Município do Funchal “na construção de uma cidade mais resiliente, sustentável e em harmonia com os objetivos climáticos nacionais”.

Nesta assembleia, a última da atual legislatura, foi também aprovado, por unanimidade, o projeto de Regulamento do Concurso CIRCULAR. Este inovador instrumento da política cultural do Município tem como objetivo fomentar a circulação nacional e internacional do universo artístico e cultural do Funchal, com um financiamento anual de 60 mil euros e apoios de até 6 mil euros por projeto.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.