
Diante dos resultados positivos do projeto-piloto de Telemetria Residencial, que foi implementado na área da Ribeira Grande, em Santo António, a Câmara Municipal do Funchal planeja expandir, de forma gradual, a abrangência desse sistema de “medidores inteligentes”, conforme destaca a vereadora Paula Jardim Duarte, responsável pelo departamento das Águas, entre outros.
Paula Jardim Duarte esclarece que, até 2026, a autarquia pretende instalar 10.000 desses “medidores inteligentes”, o que representa, segundo ela, cerca de “20% do total de medidores municipais”.
Esse projeto implica um investimento em torno de um milhão e 300 mil euros.
Entre as vantagens que a Telemetria Residencial oferece aos usuários, destaca-se não apenas a melhoria na qualidade do serviço, com a eliminação de faturas estimativas e a detecção precoce de vazamentos de água nas edificações, mas também a possibilidade futura de que os consumidores acessem seus dados através de um aplicativo, o que traz diversas vantagens significativas.
Além disso, no que se refere à faturação, “a telemetria torna todo o processo mais simples”, pois possibilita “leituras reais e efetivas, nas datas estabelecidas”, encerrando assim as médias de consumo usadas para cobrança, permitindo uma faturação mais ágil e reduzindo o risco de perdas na faturação devido a falhas nos equipamentos.
Ademais, “a interação computacional desses dados com os oriundos de outros projetos em andamento no Funchal, implementados pela CMF, como o Projeto de Controle de Vazamentos, possibilita a realização de balanços hídricos em tempo real, garantindo um controle mais eficaz sobre a rede de distribuição de água da cidade.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados