cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraCidade do Funchal fortalece dedicação à Economia Circular durante Semana Europeia da Redução de Resíduos

Cidade do Funchal fortalece dedicação à Economia Circular durante Semana Europeia da Redução de Resíduos

Na manhã de hoje, a Sala da Assembleia Municipal acolheu a conferência intitulada “Fomentar uma Economia Circular”, que contou com
Cidade do Funchal fortalece dedicação à Economia Circular durante Semana Europeia da Redução de Resíduos

Na manhã de hoje, a Sala da Assembleia Municipal acolheu a conferência intitulada “Fomentar uma Economia Circular”, que contou com a participação da vereadora do Ambiente, Paula Jardim Duarte. Este evento faz parte da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), cujo foco são os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Esses tipos de resíduos estão entre os que mais crescem na União Europeia, registrando um aumento anual de 2%, o que representa um desafio significativo para as iniciativas de diminuição da pegada ambiental.

A ocasião serviu para o Município do Funchal reafirmar seu comprometimento com a transição para uma Economia Circular, reconhecendo essa transformação como uma estratégia essencial para a redução de resíduos e a construção de um futuro sustentável.

A vereadora Paula Jardim Duarte ressaltou a necessidade de substituir o modelo linear (produzir, usar e descartar) por um modelo circular, onde os materiais continuam a circular pelo maior período possível, empregando práticas como reutilização, reparação, renovação e reciclagem.

Reduzir, Reparar e Reutilizar: O Caminho para a Transformação

O principal enfoque da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é, sem dúvida, a prevenção. A ideia central da conferência é agir antes que os produtos se tornem resíduos, o que implica uma mudança radical em nossas práticas de produção, consumo e descarte.

O evento teve a participação de três especialistas que trouxeram “sabedoria e motivação” para pavimentar o caminho da transição circular:

Cláudia Sá (Direção Regional de Ambiente e Mar): Discutiu a “Gestão de REEE e a Economia Circular”.

Alexandra Caldeira (DECO Madeira): Centrou-se em “O Papel do Consumidor na Economia Circular”.

Carolina Brederode (SocioHabita Funchal): Apresentou exemplos práticos e destacou a Oficina Solidária e o Botão Solidário como “o núcleo da mudança cultural” imprescindível, com ênfase na reparação.

Paula Jardim Duarte expressou sua gratidão pela presença de alunos, educadores e cidadãos, e enfatizou a responsabilidade conjunta na transformação, destacando que a Economia Circular transcende uma abordagem ambiental, configurando-se também como uma oportunidade econômica, social e cultural.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.