cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoClérigo católico foi assassinado a bala na Nigéria

Clérigo católico foi assassinado a bala na Nigéria

A Diocese de Nsukka lamentou a "tragédia" e o governo do Estado de Enugu anunciou recompensas por informações Vaticano, 23
Clérigo católico foi assassinado a bala na Nigéria

A Diocese de Nsukka lamentou a “tragédia” e o governo do Estado de Enugu anunciou recompensas por informações

Vaticano, 23 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O reverendo Matthew Eya, líder da paróquia de São Carlos na área nigeriana de Eha-Ndiagu, foi assassinado ao retornar para sua paróquia, onde seus agressores o aguardavam.

“Devemos manter-nos ferventes em oração para que Deus nos auxilie a enfrentar este momento de imensa dor”, afirmou o chanceler da Diocese de Nsukka em uma mensagem divulgada online.

O padre Cajetan Iyidobi expressou sua “profunda consternação” ao comunicar a “trágica morte” do pároco de São Carlos, transmitindo “dor e tristeza profundas”, mas com total aceitação da vontade divina e firme esperança na ressurreição.

O assassinato do padre Matthew Eya ocorreu na sexta-feira, 19, em uma estrada da área metropolitana de Nsukka, estado de Enugu, no sudeste da Nigéria.

Dois homens em uma motocicleta abordaram o veículo do padre, após dispararem nos pneus para forçá-lo a parar, e um deles disparou à queima-roupa, ocasionando a morte do pároco.

A Diocese de Nsukka, ao se referir ao “assassinato trágico” do padre Eya, também faz um apelo por justiça e orações.

O governo de Enugu, em um comunicado oficial, anunciou uma recompensa de 10 milhões de nairas (cerca de 5.700 euros) para informações que levem à captura dos responsáveis, enquanto a polícia deteve 38 pessoas como parte da investigação sobre o crime.

Além disso, o portal de notícias do Vaticano reporta que ainda não há informações sobre o padre Wilfred Ezemba, sequestrado em 13 de setembro no estado de Kogi, na fronteira com o Níger. O sacerdote, pároco de São Paulo na área de Olamaboro, foi levado junto com outros viajantes por homens armados na estrada que liga Imane a Ogugu.

De acordo com um relatório recente do Secretariado Católico da Nigéria, mais de 140 sacerdotes foram sequestrados no país africano nos últimos dez anos, e mais de dez deles foram mortos.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.