
A Câmara Municipal do Funchal está a lançar uma nova iniciativa de recolha de objetos volumosos, conhecidos como “monstros” (itens como móveis, colchões, eletrodomésticos, banheiras, fogões, entre outros, que não podem ser recolhidos pelos métodos normais de gestão de resíduos). Esta campanha é coordenada pelo Departamento de Ambiente, em parceria com as Juntas de Freguesia, com o intuito de promover uma interação mais próxima com a comunidade.
Os residentes devem entrar em contato com as suas Juntas de Freguesia para agendar a recolha dos monstros na sua moradia, dentro do horário das 08:00 às 15:00 no dia correspondente.
O objetivo desta ação é incentivar a cidadania responsável e o cuidado com os espaços e equipamentos públicos.
A nova campanha terá início a 22 de Novembro, abrangendo inicialmente as freguesias de Santa Maria Maior, São Gonçalo e Sé. No sábado seguinte, 29 de Novembro, serão atendidas as localidades de Monte, Santa Luzia, Imaculado, São Pedro, e por fim, no último sábado, a 06 de Dezembro, será a vez de Santo António, São Martinho e São Roque.
Lembramos que o Município do Funchal oferece aos cidadãos um serviço de remoção mediante solicitação. O custo para este serviço é de 16,74€ para cada 15 minutos, enquanto que para empresas, o valor sobe para 29,29€. Além disso, os cidadãos têm a opção de depositar gratuitamente os resíduos volumosos na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, de segunda a sábado, das 08:00 às 22:00.
Adicionalmente, informamos que deixar monstros na via pública pode resultar em uma multa que varia entre 50 e 250 euros, conforme estipulado no Regulamento de Resíduos Sólidos e Comportamentos Poluentes do Funchal.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados