cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraCMF e Minha Ilha da Madeira intensificam salvaguarda do ‘Coração Verde’ do Funchal

CMF e Minha Ilha da Madeira intensificam salvaguarda do ‘Coração Verde’ do Funchal

Proteger, conservar e cuidar do Parque Ecológico do Funchal são os três principais objetivos estabelecidos no acordo firmado nesta quinta-feira,
CMF e Minha Ilha da Madeira intensificam salvaguarda do ‘Coração Verde’ do Funchal

Proteger, conservar e cuidar do Parque Ecológico do Funchal são os três principais objetivos estabelecidos no acordo firmado nesta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Este pacto entre a Câmara Municipal do Funchal e a Associação My Madeira Island visa fortalecer e intensificar ações de preservação do “pulmão verde do Funchal”, como foi designado pela presidente da Câmara Municipal, Cristina Pedra, acompanhada pela vereadora responsável pelo Ambiente e Espaços Verdes, Nádia Coelho.

Durante seu discurso, Cristina Pedra expressou gratidão pelo trabalho realizado pela associação na sensibilização e proteção do meio ambiente. Ela considerou essa parceria essencial para combater e diminuir os riscos de incêndios, por meio de iniciativas de limpeza e conservação dos espaços verdes, sem esquecer a responsabilidade coletiva de cuidar do planeta, enfatizando que todos somos agentes de mudança.

Por fim, a autarca desafiou a associação a participar de concursos de financiamento da Comissão Europeia, dentro do programa “Horizonte Europa”, que é visto como a principal ferramenta da UE para financiar projetos sobre desafios globais que incluem mudanças climáticas e proteção ambiental. “Uma oportunidade perfeita para obter apoio financeiro vital, expandir a rede de contatos e compartilhar conhecimento”, contribuindo assim “para a construção de um mundo melhor”, concluiu.

<p,A presidente da Associação My Madeira Island, Anastacia Mazur, por sua vez, agradeceu a confiança concedida pela autarquia e ressaltou a relevância do trabalho colaborativo para mitigar as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade singular da Madeira.

“A Madeira não se resume a um destino turístico. Há uma grande riqueza de biodiversidade nesta ilha”, afirmou, defendendo a necessidade de “vincular a educação ambiental a ações práticas, como o plantio de árvores, espécies nativas, cuidado com a floresta e combate a espécies invasoras” – metas que estão alinhadas com os compromissos assumidos no acordo firmado nesta quinta-feira, com um prazo de três anos, que prevê que a CMF forneça as plantas e o suporte técnico necessário.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.