cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoCoimbra: Partiu o sacerdote José dOliveira Branco

Coimbra: Partiu o sacerdote José dOliveira Branco

Coimbra, 23 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O sacerdote José d'Oliveira Branco faleceu aos 92 anos, tendo dedicado 69
<p>Coimbra: Partiu o sacerdote José d’Oliveira Branco</p>

Coimbra, 23 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O sacerdote José d’Oliveira Branco faleceu aos 92 anos, tendo dedicado 69 deles ao sacerdócio, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, “em seu quarto” no Seminário Maior de Coimbra, conforme informado pela diocese.

“Em fraterna união presbiteral, o clero da Diocese de Coimbra eleva suas orações em ação de graças pela vida e pelo ministério deste Sacerdote, servo bom e fiel, Ministro do Evangelho. Que sua alma descanse em paz!”, diz a mensagem do vigário-geral da Diocese de Coimbra, padre Manuel Ferrão, enviada à Agência ECCLESIA.

A Missa de Corpo Presente do padre José d’Oliveira Branco, celebrada pelo bispo de Coimbra, ocorrerá nesta terça-feira, 23 de dezembro, às 14h30, na igreja paroquial de Tentúgal, seguida do sepultamento no cemitério local.

O padre José d’Oliveira Branco, que desempenhou seu ministério em ambientes acadêmicos e na comunicação, faleceu aos 92 anos na manhã de segunda-feira, 22 de dezembro, “em seu quarto” no Seminário Maior de Coimbra.

“Sua vida foi dedicada ao ensino de filosofia no Seminário Maior de Coimbra e no ISET, o que teve um impacto significativo na formação dos presbíteros não apenas da nossa Diocese de Coimbra, mas também nas Dioceses de Aveiro, Cabo Verde, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco,” salienta o comunicado da diocese.

Ainda a diocese menciona que a produção acadêmica do padre José d’Oliveira Branco foi “uma constante”, tendo publicado diversos livros e colaborado regularmente nas revistas ‘Estudos Teológicos’ e ‘Mensageiro de Santo António’, bem como no Jornal Diocesano ‘Correio de Coimbra’, entre outros.

O padre José d’Oliveira Branco nasceu em 1 de janeiro de 1933, na freguesia de Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, e ingressou no Seminário Menor da Figueira da Foz em outubro de 1943. Após concluir o curso de Teologia, foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1956, na igreja da Sé Nova de Coimbra, por D. Ernesto Sena de Oliveira.

– em 1955, foi designado prefeito e professor do Seminário Menor da Figueira da Foz;
– em 1957, foi nomeado redator da Rádio Renascença a convite de Monsenhor Lopes da Cruz;
– em 1963, foi para Roma, onde estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve seu doutorado em 1985;
– em 1965, assumiu o cargo de prefeito e professor no Seminário Maior de Coimbra;
– em 1966, foi nomeado assistente do CADC (Centro Académico de Democracia Cristã) e, em 1972, participou da fundação do Instituto Universitário Justiça e Paz;
– em 1972, tornou-se professor do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra – ISET, até 2012;
– em 1977, foi nomeado capelão do Estabelecimento Prisional de Coimbra, cargo que ocupou até 2003;
– em 1987, assumiu a capelania das Irmãs Dominicanas, no Colégio de São José, até 2012;
– em 1990, foi designado membro do Conselho Presbiteral por um mandato de três anos.

CB

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.