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Comissão solicita oferta para aquisição da Azores Airlines até 24 de outubro

O comitê responsável pelo concurso de venda da Azores Airlines solicitou hoje ao grupo Newtour/MS Aviation que apresente até 24
Comissão solicita oferta para aquisição da Azores Airlines até 24 de outubro

O comitê responsável pelo concurso de venda da Azores Airlines solicitou hoje ao grupo Newtour/MS Aviation que apresente até 24 de outubro uma proposta para aquisição da companhia, conforme revelou uma fonte próxima ao processo à agência Lusa.

Segundo essa fonte, o comitê, liderado pelo economista Augusto Mateus, estabeleceu o dia 24 de outubro como prazo final para a entrega da proposta de privatização da Azores Airlines durante a reunião realizada hoje em Lisboa.

A reunião foi convocada pelo presidente do comitê da privatização da companhia aérea e contou com a participação da administração da SATA e do consórcio Newtour/MS Aviation, o único concorrente autorizado no processo.

Em 30 de setembro, o secretário regional das Finanças, Planejamento e Administração Pública mencionou que o comitê da privatização da Azores Airlines havia solicitado “mais alguns dias” para finalizar o processo e oferecer “mais uma oportunidade” ao consórcio.

“O presidente do comitê deseja dar mais uma oportunidade para tentar alcançar um acordo. Nós respeitamos isso, pois sempre contamos com a participação decisiva da credibilidade do comitê, que agora, ao solicitar um tempo adicional, tentará encerrar este processo”, afirmou Duarte Freitas na ocasião.

Naquele momento, o secretário regional também indicou que o comitê tinha a “intenção de agendar uma reunião até o final da semana” com a administração da companhia e o consórcio Newtour/MS Aviation.

Ele ainda admitiu que havia “expectativa” de que até o fim de setembro uma “proposta sólida ou a conclusão do processo” fosse apresentada, mas afirmou respeitar as decisões do comitê liderado por Augusto Mateus.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia deu o aval a um auxílio estatal português para apoiar a reestruturação da companhia aérea, que totalizou 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo ações como a reorganização da estrutura e a venda de uma participação controladora (51%).

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