
A Comissão Política Nacional do Partido Socialista encontra-se na próxima terça-feira para avaliar os resultados das eleições locais e discutir a posição do partido em relação ao Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), conforme confirmou hoje uma fonte oficial do partido à Lusa.
Esta reunião está agendada para a noite, na sede do PS em Lisboa. Contudo, antes disso, às 18:00, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, encontra-se na Assembleia da República com o grupo parlamentar socialista para debatê-lo o OE2026.
Durante a campanha eleitoral, no dia em que foi apresentada a proposta orçamental do Governo, o líder do PS mostrou-se aberto à aprovação do orçamento, defendendo que o documento cumpre as condições exigidas ao primeiro-ministro, deixando a decisão para os órgãos com os quais se reunirá.
Nas autárquicas de domingo, o PS perdeu o status de principal força autárquica em Portugal, obtendo a presidência de 128 câmaras, incluindo duas em coligação, quando em 2021 tinha 149, sendo uma delas em coligação.
Desta forma, os socialistas perderam a liderança da ANMP para o PSD e não conseguiram concretizar o objetivo de vencer em Lisboa e no Porto.
Carneiro conseguiu conter a perda de apoio eleitoral do PS após a devastação nas legislativas e alcançou a meta de aumentar o número de capitais de distrito, conquistando importantes vitórias em cidades como Évora, Faro, Coimbra, Bragança e Viseu.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados