
Confeiteiros e confeiteiras de diversas regiões do país irão expor, a partir desta sexta-feira, em Alcáçovas, localizada no município de Viana do Alentejo, na província de Évora, “o melhor da doçaria monástica e palaciana”, conforme informou a câmara municipal na terça-feira passada.
Esta é a 24.ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, que será inaugurada às 19h00 de sexta-feira e se estenderá até segunda-feira, no Largo da Gamita, na vila alentejana, com entrada gratuita.
O evento é organizado pela prefeitura de Viana do Alentejo, com apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Caixa de Crédito Agrícola, da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Durante um fim de semana dedicado a guloseimas, o bolo conde de Alcáçovas, o bolo real, as sardinhas albardadas e os amores de Viana são os principais destaques de um evento que já se consolidou como “um dos principais acontecimentos de inverno da região e que, a cada edição, atrai um número crescente de visitantes”, destacou o município.
Este ano, o evento contará com 20 confeiteiros e confeiteiras.
Dentro dessa iniciativa, ocorrerá na sexta-feira a 12.ª edição do Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa “conscientizar sobre a relevância da preservação da doçaria tradicional portuguesa, mantendo a autenticidade de cada doce apresentado”, com prêmios para os melhores doces em disputa.
Nesta edição, o programa inclui também sessões de showcooking, organizadas pela Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo, além de um ateliê de culinária “Chocalhos Doces” destinado às crianças.
Além das iguarias, que são as principais atrações do evento, a atividade oferece ao público um programa cultural e de entretenimento que abrange, entre outras ações, apresentações musicais, cante alentejano com grupos de Alcáçovas, e performances com Sandra Lopes na sexta, Teresinha Landeiro no sábado e Soul Gospel Project no domingo.
A programação ainda inclui a iniciativa “Altas Horas”, voltada para os jovens, que ocorrerá no Pavilhão da Gamita, ao lado do pavilhão da mostra de doçaria.
No sábado, para celebrar o 10.º aniversário da classificação do ofício de chocalhos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, com urgência de salvaguarda pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), está programada uma demonstração ao vivo no stand dos Chocalhos Pardalinho.
O programa também inclui atividades esportivas, organizadas por associações locais, e um espaço dedicado para as crianças, onde elas podem soltar a criatividade e participar de diversas atividades.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados