
A Direção-Geral das Artes (DGArtes) anunciou nesta quarta-feira a abertura do prazo para a submissão de propostas que representarão Portugal na Quadrienal de Praga de 2027.
Conforme o aviso publicado recentemente, serão selecionadas três candidaturas para avançar para a fase seguinte, avaliadas por um júri composto pelo encenador e cenógrafo João Brites, a encenadora Joana Craveiro, o cenógrafo Luís Santos e a técnica da DGArtes Ágata Sequeira.
“Após a escolha das três propostas que, segundo o grupo de trabalho, melhor se adequem aos critérios estabelecidos, as entidades selecionadas serão convidadas pela DGArtes a aprofundar a candidatura, com base na proposta escolhida”, informa o comunicado.
Segundo a declaração anual da DGArtes, o concurso para a Quadrienal de Praga, que deveria ter sido aberto até o final de setembro, disponibiliza um montante de 220 mil euros.
Na última edição da Quadrienal de Praga, o projeto que representou Portugal, “Metade dos Minutos”, de Ângela Rocha, recebeu um prêmio que “permitiu às crianças votarem na instalação/exposição que consideraram mais emocionante”.
A próxima edição deste evento dedicado à cenografia terá a arquiteta, cenógrafa e mediadora cultural portuguesa Sara Franqueira como curadora. Além de Sara Franqueira, a equipe curatorial conta com o brasileiro Renato Bolelli Rebouças, a britânica Rachel Hann, o chileno Pedro Gramegna Ardiles e os checos Markéta Fantová, Pavel Drábek e Anna Hejmová, conforme comunicado da organização divulgado em julho.
A Quadrienal de Praga é a maior exposição e festival internacional voltado para cenografia, design de espetáculos e espaços de performance, e ocorrerá de 8 a 17 de junho de 2027, no recentemente renovado espaço de exposições de Praga, retornando após oito anos.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados