cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaEDP gera primeira substância de hidrogênio do setor na Europa

EDP gera primeira substância de hidrogênio do setor na Europa

O evento ocorreu na Central Termoelétrica do Ribatejo, situada no Carregado, como parte do projeto europeu FLEXnCONFU, financiado pelo programa
EDP gera primeira substância de hidrogênio do setor na Europa

O evento ocorreu na Central Termoelétrica do Ribatejo, situada no Carregado, como parte do projeto europeu FLEXnCONFU, financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia. Durante a cerimônia de inauguração do demonstrador, um eletrolisador de 1,25 MW, o CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, caracterizou o momento como um «marco significativo» e «um passo inicial» em direção à descarbonização da geração de energia. «O hidrogênio é uma tecnologia ainda em fase inicial, e, portanto, é necessário dar esses passos para aprender, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, como funciona», declarou.

O FLEXnCONFU reúne 21 colaboradores de 10 nações europeias e visa demonstrar como usinas de ciclo combinado podem operar de maneira mais flexível e sustentável, integrando gás natural com combustíveis alternativos, como hidrogênio ou amônia.

Na prática, o hidrogênio é gerado localmente por meio da eletrólise, um processo que separa a molécula de água em hidrogênio e oxigênio: o gás é comprimido, armazenado e depois misturado com gás natural para produzir eletricidade com menores emissões de carbono. «O objetivo é avaliar como a usina se comporta com essa combinação de hidrogênio e gás natural», explicou o CEO da EDP.

O projeto piloto estará em funcionamento até o início de 2026, e os dados coletados serão utilizados para analisar a viabilidade técnica e econômica da co-combustão, além de apoiar futuros investimentos em hidrogênio verde. «A abordagem amplamente aceita na Europa consiste em utilizar hidrogênio, inicialmente em pequenas quantidades», comentou o executivo, adicionando que «posteriormente, poderíamos começar a injetar hidrogênio descarbonizado» e que «é um processo que está em andamento».

Com 90% de sua produção já oriunda de fontes renováveis, a EDP reafirma seu compromisso com uma transição energética eficiente e sustentável, ciente dos desafios que o hidrogênio enfrenta no que diz respeito ao mercado, regulamentação e tecnologia.

A cerimônia contou com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e representantes da Comissão Europeia, entre outros convidados.

*com Lusa

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.