O postulante da aliança Juntos Somos Coimbra e atual líder do município, José Manuel Silva, declarou nesta quarta-feira que tem a intenção de focar em literacia e prevenção em saúde, além de prometer a reavaliação da política municipal de saúde durante o próximo mandato.
“É fundamental, dentro das nossas competências, investirmos na área de literacia e prevenção na saúde. Desejamos revisar a política de saúde municipal, tornando-a mais prática e viável para a nossa realidade,” afirmou.
O candidato da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/NC/PPM/V/MPT) encontrou-se na tarde desta quarta-feira com a administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, antes de seguir para uma visita à CUF de Coimbra.
Ao chegar para a reunião no IPO, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos mencionou que o plano de saúde municipal de Coimbra, elaborado pelo anterior governo liderado por Manuel Machado (PS), “nunca foi implementado.
“Foi aprovado na fase final do último mandato e não chegou a ser sequer trabalhado. Tratava-se de um programa idealista e, portanto, em muitos aspectos, não havia capacidade no município para sua completa aplicação,” referiu.
José Manuel Silva enfatizou que é necessário “ser realista e avançar passo a passo”.
“Para isso, tivemos a preocupação de estabelecer, pois não existia, uma divisão especificamente voltada para a saúde, para iniciarmos a formação de uma base crítica e as competências na área de saúde na Câmara Municipal. Desde logo, em primeiro lugar, para enfrentar a descentralização na saúde, que trouxe muitos desafios, e ainda devemos continuar a fortalecer as competências da divisão de saúde, especialmente para desenharmos e implementarmos um novo plano municipal de saúde,” sustentou.
Em entrevista à agência Lusa, garantiu que, no próximo mandato, pretende dar “grande atenção à questão da igualdade e inclusão,” para a qual foi criado um gabinete que “também se relaciona com a saúde social, determinantes sociais da saúde e saúde mental.”
“Estabelecemos também um gabinete de gerontologia e envelhecimento participativo. A saúde está interligada com tudo, por isso, esta estratégia de saúde deve permeiar todas as políticas: aprimorar o urbanismo, a habitação, a mobilidade, o uso dos espaços e as ciclovias, tudo isso se relaciona com a saúde física e mental,” acentuou.
O candidato da aliança Juntos Somos Coimbra destacou ainda que, em diálogo com diversos parceiros, pretende continuar a considerar a saúde — “um dos clusters mais essenciais do concelho” — nas decisões do próximo governo.
Além de José Manuel Silva, são candidatos a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/L/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU (coligação PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual governo é formado por seis integrantes da aliança Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
As eleições autárquicas ocorrerão no dia 12 de outubro.
Caso tenha uma história a compartilhar sobre irregularidades na sua autarquia, preencha
este formulário anônimo.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados