cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaEmpreendedor de Lisboa adquire vila antiga de Póvoa Dão por 2,3 milhões de euros

Empreendedor de Lisboa adquire vila antiga de Póvoa Dão por 2,3 milhões de euros

A pitoresca aldeia de Póvoa Dão, situada a 14 quilómetros de Viseu e com raízes nas inquirições de D. Afonso
<p>Empreendedor de Lisboa adquire vila antiga de Póvoa Dão por 2,3 milhões de euros</p>

A pitoresca aldeia de Póvoa Dão, situada a 14 quilómetros de Viseu e com raízes nas inquirições de D. Afonso anteriores a 1258, foi adquirida por 2.350.000 euros por um investidor de Lisboa, através de um leilão online organizado pela leiloeira Leilosoc, que confirmou a venda ao jornal Negócios. O leilão contou com cerca de vinte participantes, incluindo investidores da Alemanha, Brasil e Estados Unidos.

Póvoa Dão esteve praticamente desabitada desde a década de 70, até ser adquirida em 1995 pela construtora Ramos Catarino, que investiu aproximadamente 3,5 milhões de euros na restauração de 32 edifícios e da capela, mantendo a arquitetura original da região. A aldeia passou a contar com um restaurante, piscina, campo de ténis e áreas ajardinadas, tornando-se um destino turístico em 2004.

Problemas financeiros da Ramos Catarino resultaram em novo abandono. Entre 2013 e 2018, a empresa acionou Processos Especiais de Revitalização (PER) com o apoio do Banco Espírito Santo e do Novo Banco, enfrentou várias vendas e acabou adquirida pela Nacala Holdings, liderada por Gilberto Rodrigues, que também comanda o grupo Elevolution.

O leilão de Póvoa Dão incluiu 10 casas finalizadas, seis em fase de construção, um restaurante e um complexo desportivo. A competição final foi acirrada, com 72 propostas e lances sucessivos de 10 mil euros, até que a oferta mais alta chegou a 2,35 milhões de euros. O jornal Negócios salienta que a última hora do leilão foi agitada, com aumentos rápidos nos valores das propostas.

Com esta transação, a aldeia histórica de Póvoa Dão passou agora a ser de um investidor privado, abrindo possibilidades para nova revitalização e exploração turística, após décadas de abandono, restauro e dificuldades financeiras da construtora original. A venda evidencia o interesse internacional por propriedades históricas em Portugal, conforme reporta o jornal Negócios.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.