cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraEspanha e Itália despacham embarcações navais para apoiar a missão humanitária em Gaza

Espanha e Itália despacham embarcações navais para apoiar a missão humanitária em Gaza

Acompanhe o nosso liveblog sobre a situação no Oriente Médio Os governos da Espanha e da Itália informaram sobre o
Espanha e Itália despacham embarcações navais para apoiar a missão humanitária em Gaza

Acompanhe o nosso liveblog sobre a situação no Oriente Médio

Os governos da Espanha e da Itália informaram sobre o envio de embarcações militares de seus respectivos países para apoiar a Flotilha Global Sumud, um conjunto de navios que se dirige à Faixa de Gaza com ajuda humanitária e que foi atacado na noite passada perto da Grécia.

O Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sánchez, fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa em Nova Iorque, durante a Assembleia Geral da ONU, conforme reportado pelo jornal espanhol El País.

“Amanhã [quinta-feira] um navio de ação marítima partirá de Cartagena, equipado com todos os recursos necessários para auxiliar a frota e realizar operações de resgate”, destacou Sánchez.

“O governo espanhol reivindica o cumprimento do direito internacional e o direito dos nossos cidadãos a navegar no Mediterrâneo em segurança”, afirmou o líder espanhol durante a coletiva.

Fontes da Marinha, conforme relatado pelo El País, enfatizaram que a missão do navio espanhol será de apoio à flotilha “se necessário” e não de escolta militar no sentido estrito.

O El País também revelou que o navio a ser enviado é o Furor, uma embarcação de patrulhamento marítimo equipada com um canhão de 76 mm e duas metralhadoras, além de um helicóptero e um drone. A bordo, estarão 50 marinheiros e oito membros de uma equipe médica.

Seguindo uma missão similar ao navio Furor, a fragata italiana Fasan partirá, conforme decisão do Ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, na manhã de quarta-feira, devido à presença de cidadãos italianos a bordo da flotilha atacada durante a noite.

Em um comunicado divulgado no site do Ministério da Defesa, Crosetto expressou sua “mais firme condenação” ao ataque contra os barcos da flotilha. “Em uma democracia, as manifestações e formas de protesto devem ser protegidas quando realizadas em conformidade com as normas do direito internacional e sem recorrer à violência”, ressaltou.

A fragata Fasan, segundo o ministro, dirigiu-se para a costa ao norte da ilha de Creta logo após a noite de terça para quarta-feira, tendo zarpado às 03h50 (hora local, 02h50 em Portugal Continental). O navio permanecerá na área do Mediterrâneo para participar de “possíveis operações de resgate”.

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, utilizou a rede social X para solicitar que o governo português siga o exemplo da Espanha e da Itália e tome uma iniciativa para proteger a flotilha.

“Itália e Espanha vão proteger a Flotilha Humanitária. Portugal tem a mesma responsabilidade. Há um barco com bandeira portuguesa e cidadãos nacionais a bordo”, escreveu a deputada na sua postagem.

“A ameaça de Israel, como todos sabemos, é real. E o governo português deve agir dentro dos parâmetros do direito internacional e humanitário”, acrescentou a eurodeputada, que também é candidata às eleições presidenciais de 2026.

Embora a Itália ofereça assistência, a posição da primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, foi de crítica à flotilha Sumud, descrevendo-a como gratuita, perigosa e irresponsável e afirmando que “não se deve colocar em risco a segurança pessoal” para entregar ajuda humanitária, além de condenar os ataques a cidadãos italianos.

Meloni diz que flotilha é ação “gratuita e perigosa” mas condena ataques com drones

“Não é necessário entrar em um teatro de guerra para fornecer ajuda a Gaza, que o governo italiano e as autoridades competentes poderiam ter enviado rapidamente”, acrescentou a chefe do governo à imprensa italiana em Nova Iorque, pouco antes de sua fala na Assembleia Geral da ONU.

Meloni fez um apelo “à responsabilidade de todos, especialmente dos parlamentares italianos” – quatro deputados italianos estão a bordo da flotilha.


Se tiver uma história que queira compartilhar sobre irregularidades em sua autarquia, preencha
este formulário anônimo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.