
Spain anunciou que disponibilizará uma linha de financiamento no valor de 30 milhões de euros para apoiar pequenos projetos de clientes angolanos em parceria com empresas espanholas.
A declaração foi feita pelo embaixador Manuel Lejarreta durante a celebração do Dia Nacional da Espanha e do Dia da Hispanidade (12 de outubro), que ocorreu na noite de sexta-feira.
O diplomata enfatizou as “conexões notáveis” de Angola com o mundo ibero-americano e as sólidas relações bilaterais nas áreas política, cultural e econômica entre os dois países, construídas desde 1977, ano em que se estabeleceram relações diplomáticas, dois anos após a independência de Angola.
Ele destacou que Angola é o único país da África subsaariana que recebeu a visita de Estado dos monarcas espanhóis em 2023, o que demonstra a prioridade que a Espanha confere a Angola em sua política com esta região.
“A relação entre a Espanha e a África não é uma escolha para nós, mas sim uma necessidade estratégica, e nesse contexto Angola desempenha um papel significativo na África subsaariana”, afirmou.
O embaixador mencionou que o comércio bilateral tem mostrado “uma crescente tendência”, alcançando um volume de 2400 milhões de euros em 2024, com 40 empresas espanholas atuando em Angola, que veem este país como “um mercado atrativo”.
Ele também ressaltou a importância de Angola para o apoio financeiro da Espanha por meio de diversos instrumentos, incluindo seguros de crédito.
“Nesse sentido, em colaboração com o Ministério das Finanças, estamos muito próximos de finalizar a assinatura de uma nova linha de crédito de 30 milhões de euros para pequenos projetos de clientes privados angolanos em colaboração com empresas espanholas”, destacou.
Manuel Lejarreta enfatizou que a cooperação financeira entre Angola e Espanha, no valor de “4.000 milhões de euros, continua avançando de forma positiva”, citando entre os projetos financiados a interligação elétrica entre os sistemas Norte-Centro e Sul.
A colaboração espanhola abrange também áreas como segurança e defesa, cultura, formação e educação, além de temas relacionados à boa governança local e ao fortalecimento da sociedade civil, por meio do projeto PASCAL da União Europeia.
O diplomata ainda mencionou o aprofundamento das relações de Angola com os parceiros europeus, expressando a expectativa de que a VII Cimeira União Africana-União Europeia, marcada para o final de novembro e na qual estará presente o presidente do governo da Espanha, Pedro Sanchez, seja “um sucesso”.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados