cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaEstá a armazenar o laticínio de maneira incorreta? Descubra o que jamais deve ser feito, conforme especialistas.

Está a armazenar o laticínio de maneira incorreta? Descubra o que jamais deve ser feito, conforme especialistas.

Desde queijo curado até o feta esfarelado, o queijo é uma iguaria apreciada globalmente. No entanto, muitos apreciadores deste alimento
Está a armazenar o laticínio de maneira incorreta? Descubra o que jamais deve ser feito, conforme especialistas.

Desde queijo curado até o feta esfarelado, o queijo é uma iguaria apreciada globalmente. No entanto, muitos apreciadores deste alimento podem estar cometendo um engano simples que prejudica o sabor e a preservação. A especialista Jill Allen, responsável pelo desenvolvimento de produtos na marca americana Tillamook, alertou que a maioria das pessoas armazena queijos de maneira inadequada — e destacou que essa prática é “o maior erro que se pode cometer”.

Conforme a especialista, conforme revela a revista Southern Living, o erro mais frequente é colocar diferentes tipos de queijo no mesmo recipiente. “O que nunca se deve fazer ao guardar queijo é misturar variedades distintas no mesmo local”, enfatiza. Jill Allen esclarece que ao combinar queijos como o azul com o cheddar, “existem leveduras e fungos diversos”, e que “o cheddar é um ambiente perfeito para que os esporos do fungo azul prosperem”.

Para uma boa conservação do queijo, a especialista sugere mantê-lo em sua embalagem original, dobrando a parte aberta e prendendo-a com um elástico. “Ao abrir um queijo duro ou semi-duro, conserve a embalagem. Assim que utilizar a quantidade desejada, dobre o invólucro original e prenda com um elástico”, orienta Allen. Se isso não for viável, a especialista recomenda utilizar papel vegetal, papel encerado ou sacos próprios para queijos, que ajudam a preservar a umidade e a temperatura ideais.

Outra dica relevante é evitar congelar queijos em grandes pedaços. “Um dos grandes erros é congelar blocos inteiros de queijo, pois isso interrompe seu processo de maturação, afetando o sabor e a textura”, ressalta. Se for necessário congelar, deve-se fazê-lo apenas com queijo ralado, que pode ser utilizado em pratos quentes, pois “derrete muito bem”.

De acordo com o portal especializado Which?, que investigou os efeitos do congelamento em diversos tipos de queijo, os queijos duros resistem bem ao frio intenso e podem durar até dois meses no congelador. Por outro lado, queijos mais macios, como brie, feta ou cream cheese, “não se comportam tão bem”, esclarece o site, adicionando que, embora seja seguro congelá-los, “tendem a ficar muito aguados ao serem descongelados”. Entretanto, se forem utilizados como ingrediente em receitas — como em um molho para massas — o resultado final tende a ser bem mais satisfatório.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.