
O foco de Peste Suína Africana (PSA), identificado há uma semana em javalis na Catalunha, nordeste da Espanha, pode ter surgido em um laboratório, conforme revelou o Governo espanhol hoje.
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura da Espanha, um laboratório de “referência” da União Europeia analisou o genoma do vírus que afetou os javalis no parque natural de Collserola, na região de Barcelona, concluindo que ele difere de todos os “vírus que circulam atualmente entre os Estados membros”, mas é semelhante a um que circulou na Geórgia e é conhecido como “Georgia 2007”.
“A cepa do vírus ‘Georgia 2007’ é frequentemente utilizada em infecções experimentais em ambientes de confinamento [laboratórios] para estudar o vírus ou para avaliar a eficácia das vacinas”, esclarece o ministério no mesmo comunicado.
Diante das conclusões do laboratório reconhecido pelas autoridades europeias, o Ministério da Agricultura acrescenta que “a origem do vírus pode não estar ligada a animais ou produtos de origem animal de países atualmente infectados”.
Por isso, o Governo instaurou uma nova investigação para determinar se o vírus encontrado na Catalunha pode ter se originado em um laboratório.
Anteriormente, as autoridades da Catalunha indicaram que a fonte do vírus poderia ser um enchido contaminado, possivelmente em um sanduíche abandonado nas proximidades do parque natural de Collserola, área com intenso tráfego de caminhões e que possui várias áreas de serviço.
Nesse caso, um javali poderia ter consumido alimento infectado, resultando no foco identificado pelas autoridades em 28 de novembro.
Desde a detecção, já foram encontrados 13 javalis mortos que estavam infectados com PSA.
Ainda não foram relatados casos nas 39 granjas de suínos localizadas em um raio de 20 quilômetros do foco de PSA encontrado nos javalis do parque natural de Collserola.
Não havia registros de PSA na Espanha desde 1994.
O vírus da PSA não representa risco para os seres humanos, mas é altamente contagioso e letal entre javalis e suínos.
As autoridades espanholas mobilizaram centenas de militares, policiais, guardas florestais e outros profissionais para atividades de controle, captura de animais e desinfecção.
Os acessos a um perímetro de vários quilômetros ao redor do parque natural estão fechados desde a última sexta-feira, e já foram analisados diversos animais, segundo as fontes oficiais.
A Espanha é o maior produtor de carne suína da União Europeia e o terceiro maior do mundo, exportando anualmente carnes suínas no valor de 8,8 bilhões de euros.
Devido aos casos detectados na Catalunha em javalis selvagens, cerca de 40 países já suspenderam as importações.
Na sexta-feira da semana passada, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de Portugal solicitou o reforço das medidas de segurança contra a PSA após a detecção de casos na Catalunha.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados