
A última etapa desta paragem da FIFA para as qualificações europeias ao Mundial 2026 terminou sem equipas apuradas. França e Suíça estão em boa posição, enquanto a Suécia já não tem chances de classificação direta e precisaria de um milagre para assegurar o 2.º lugar. A Macedônia do Norte continua a alimentar esperanças.
Depois de um início complicado com a Eslováquia, a Alemanha conseguiu uma vitória em casa da Irlanda do Norte por 1-0, com o golo de Woltermade aos 31 minutos, após assistência de Raun.
A Mannschaft empatou em pontos com a Eslováquia, líder do Grupo A, ambos com nove pontos, já que os eslovacos também triunfaram, batendo o Luxemburgo por 2-0, com golos de Obert e Schranz.
A Irlanda do Norte, com seis pontos, continua a nutrir esperanças de apuramento.
No Grupo B, a Suécia despediu-se das possibilidades de qualificação direta, somando mais um resultado negativo em casa. A selecção sueca, com a dupla de ataque Gyokeres e Alexander Isak, perdeu frente ao Kosovo por 1-0, com o único golo da partida a ser marcado por Aslani aos 31 minutos.
Esta vitória coloca os kosovares no 2.º lugar com sete pontos, quatro à frente da Eslovénia, que empatou em casa contra a Suíça. Os suíços permanecem em 1.º lugar com 10 pontos. A Suécia precisará vencer os dois últimos jogos e ainda calcular as possibilidades para tentar terminar em 2.º lugar, com acesso ao play-off. A situação é bastante complicada.
A França deixou passar uma boa oportunidade de se aproximar do Mundial 2026, ao empatar com a Islândia fora, 2-2. Nkunku e Mateta marcaram para os franceses, enquanto Pálsson e Hlynsson fizeram os golos islandeses, que ocupam a 3.ª posição no grupo com quatro pontos, três a menos que a Ucrânia, que soma sete após vencer o Azerbaijão por 2-1, com golos de Gutsuliak e Malinovskyi.
No Grupo J, a Bélgica venceu o País de Gales por 4-2 e se mantém na liderança com 14 pontos, um a mais do que a surpreendente Macedônia do Norte, que empatou com o Cazaquistão por 1-1. De Bruyne (duas vezes), Trossard e Meunier marcaram para os Diabos Vermelhos, enquanto Rodon e Broadhead anotaram para o País de Gales, que está em 3.º lugar no grupo com 10 pontos, três a mais que o Cazaquistão. Liechtenstein conta apenas com um ponto.
É importante lembrar que os 12 vencedores de cada grupo garantem a vaga no Campeonato do Mundo. As quatro restantes posições são definidas através de play-offs que envolvem os 12 segundos classificados dos grupos.
Como é estruturado o play-off?
Os 12 segundos classificados dos grupos entram no play-off, juntamente com os quatro melhores classificados da Liga das Nações de 2024/25 que não tenham assegurado o primeiro ou segundo lugar na fase de grupos de qualificação europeia.
As 16 selecções que participarão no play-off serão distribuídas em quatro caminhos, cada um com quatro equipas. As partidas do play-off ocorrerão em formato de meias-finais a um jogo, seguidas das finais, também a um só jogo, na mesma janela internacional em Março de 2026.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados