cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraFunchal Comemora o Dia Internacional do Indivíduo com Alzheimer com Palestra Focada em Demência e Aposentadoria Saudável

Funchal Comemora o Dia Internacional do Indivíduo com Alzheimer com Palestra Focada em Demência e Aposentadoria Saudável

Esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, realizou-se a conferência “Demência e Envelhecimento Ativo: Caminhos Compartilhados para Cuidar
Funchal Comemora o Dia Internacional do Indivíduo com Alzheimer com Palestra Focada em Demência e Aposentadoria Saudável

Esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, realizou-se a conferência “Demência e Envelhecimento Ativo: Caminhos Compartilhados para Cuidar com Inovação e Humanidade”, uma iniciativa fruto da colaboração entre a Câmara Municipal do Funchal e a Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal, comemorando o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que se celebra anualmente a 21 de setembro.

A sessão inaugural foi liderada pela vereadora Helena Leal, responsável pelas áreas da Saúde e Políticas da Longevidade, que enfatizou a relevância de trazer este assunto à tona, lembrando que as estatísticas são alarmantes. De acordo com os dados, até 2050, estima-se que os casos de Alzheimer possam triplicar, sendo esta condição uma das principais causas de incapacidade e dependência entre os idosos globalmente.

A vereadora chamou a atenção para o fato de que Portugal apresenta uma taxa de incidência superior à média dos países da OCDE.

Helena Leal destacou que o Município do Funchal tem buscado assumir uma postura proativa na prevenção e promoção da saúde, recordando a criação das estruturas do Pelouro da Saúde, da Divisão de Saúde e Bem-Estar, e do Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar. “Estas estruturas permitem uma conexão mais próxima com as comunidades e uma ação coordenada com diversas entidades (Governo Regional, Juntas de Freguesia e Associações) para ajudar a mitigar esses números que são, de fato, preocupantes”, afirmou.

Ela também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo município através de outras iniciativas, como os ginásios municipais, o Centro Comunitário do Funchal e a Universidade Sénior, que, com profissionais qualificados, promovem não apenas a atividade física, mas também o combate ao isolamento, a promoção da educação em saúde e programas de estimulação cognitiva.

<p“É crucial que o poder local adote este papel de proximidade, mobilização e facilitador de soluções junto da comunidade”, destacou Helena Leal, reforçando a importância da colaboração entre diferentes setores para enfrentar os desafios do envelhecimento e da demência.

A autarca finalizou enfatizando a relevância dessas iniciativas como uma forma de sensibilizar e encorajar a sociedade a construir um futuro “mais saudável, mais ativo e, acima de tudo, mais preventivo”.

A conferência ainda contou com a participação de oradores convidados que apresentaram diferentes visões sobre os desafios da demência e do envelhecimento.

Ana Lúcia Faria, docente e pesquisadora da Universidade da Madeira – Faculdade de Artes e Humanidades, abordou o tema “A Tecnologia e o Apoio na Demência”. Já Isabel Fragoeiro, professora coordenadora da Universidade da Madeira – Escola Superior de Saúde, trouxe a comunicação “A Saúde Mental do Cuidadores”.

A moderação foi realizada por Paulo Milheiro, chefe da Divisão de Saúde e Bem-estar da autarquia.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.