
O projeto internacional AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão de Risco Geológico foi agraciado com dois Prémios REGIOSTARS 2025, anunciados ontem, 15 de outubro, pela Comissão Europeia: o Prémio do Público e o galardão na categoria “Uma Europa Sustentável”.
Os Prémios REGIOSTARS reconhecem as iniciativas mais inspiradoras e inovadoras apoiadas pela Política de Coesão da União Europeia, valorizando projetos que promovem um desenvolvimento regional mais sustentável, inclusivo e resiliente.
A Câmara Municipal do Funchal esteve envolvida neste projeto em colaboração com a Universidade da Madeira, através da criação de jogos tradicionais para sensibilizar sobre riscos naturais e facilitar a instalação de sismógrafos na EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, além da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, bem como uma estação meteorológica.
O AGEO juntou parceiros de cinco nações do Atlântico (Portugal, França, Espanha, Irlanda e Reino Unido) para estimular a cidadania ativa e a resiliência perante os riscos geológicos, culminando no desenvolvimento de um aplicativo digital voltado para a sociedade, que possibilita a coleta e troca de informações sobre fenômenos geológicos de maneira colaborativa.
Entre os colaboradores portugueses estão o Instituto Superior Técnico, a Universidade da Madeira, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Associação Portuguesa de Geólogos, a Câmara Municipal de Lisboa, além da Câmara Municipal do Funchal, como mencionado anteriormente.
Esses prémios destacam a relevância do projeto na interligação entre ciência e cidadania, sublinhando a contribuição do Funchal e da Madeira na formação de comunidades mais seguras e preparadas para enfrentar desafios naturais.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados