
No Parque Ecológico do Funchal, prosseguem as iniciativas de controle de vegetação invasora, desta vez com a ajuda de um grupo de voluntários.
Nesta área em que o grupo atuou, foram realizadas, nos últimos meses, várias atividades para gerenciar a população de acácias, utilizando o método de descasque.
Atualmente, em uma região que anteriormente era dominada apenas por acácias, já é possível notar a presença de diversas espécies nativas que começam a emergir ou a se desenvolver, à medida que a luz solar retorna a alcançar o solo antes coberto por essas plantas invasoras.
O método de descasque tem se mostrado bastante eficaz, pois, ao interromper o suprimento de nutrientes para a planta, ela acaba por murchar após alguns meses.
Depois da limpeza das áreas onde foi realizado o controle das acácias por meio do descasque, o grupo de voluntários iniciou o plantio de espécies nativas da região.
Estas iniciativas ajudam a aumentar a biodiversidade local e a promover a troca da vegetação exótica invasora por espécies autóctones.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados