cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaHoje há uma emergência de obstetrícia e ginecologia encerrada: amanhã será mais grave.

Hoje há uma emergência de obstetrícia e ginecologia encerrada: amanhã será mais grave.

Diversos serviços de emergência em Portugal estarão off neste final de semana. As áreas mais impactadas incluem obstetrícia e ginecologia,
Descubra quais são as prioridades finalizadas neste final de semana: hoje é o dia mais desafiador

Diversos serviços de emergência em Portugal estarão off neste final de semana. As áreas mais impactadas incluem obstetrícia e ginecologia, com encerramentos nas Caldas da Rainha no sábado e, no domingo, em Setúbal, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha.

No sábado, o serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha estará indisponível, enquanto no domingo três unidades de urgência obstétrica estarão fechadas, conforme informações do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Conforme as escalas consultadas pela agência Lusa às 12h30 de hoje, no sábado, a urgência para esta especialidade no Hospital Distrital das Caldas da Rainha (distrito de Leiria) estará sem funcionamento.

No domingo, a situação se agrava com o fechamento dos serviços de ginecologia e obstetrícia nos hospitais de Setúbal, Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) e Caldas da Rainha.

No sábado, as urgências de obstetrícia em hospitais de Setúbal, Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Aveiro e Leiria irão operar de forma limitada, atendendo somente casos encaminhados pelo CODU/INEM.

No domingo, as urgências obstétricas de Santarém, São Francisco Xavier, Aveiro e Leiria também estarão indicadas como disponíveis.

Durante o final de semana, os serviços de urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, funcionarão de maneira restrita, atendendo apenas casos referenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

De acordo com as escalas divulgadas, no sábado estarão em operação 121 serviços de emergência em todo o território, além de 33 unidades que fazem parte de um projeto-piloto, o qual requer que os utentes façam contato prévio com a Linha SNS 24.

No domingo, haverá 114 serviços de emergência disponíveis e 32 unidades do projeto-piloto.

Esses constrangimentos decorrem principalmente da carência de médicos especialistas para preencher as escalas. As autoridades sanitárias recomendam que, antes de se dirigir a um serviço de urgência, a população entre em contato com a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para receber a orientação adequada.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.