
A IFAB – The International Football Association Board – irá examinar a sugestão de Arsene Wenger relacionada à norma de impedimento, que, se adotada, transformará o futebol como conhecemos.
O ex-árbitro internacional espanhol Iturralde González divulgou no programa ‘Carrusel Deportivo’, da rádio Cadena SER, que a ‘Lei Wenger’ será analisada.
A proposta foi apresentada há dois anos por Arsene Wenger, ex-treinador do Arsenal e, atualmente, diretor de desenvolvimento do futebol mundial na FIFA.
O técnico francês sugere que um jogador só deve ser considerado em posição de impedimento quando está completamente à frente em relação ao corpo do defensor, havendo um espaço visível entre eles.
O intuito é conferir uma vantagem ao atacante, permitindo que esteja adiantado em relação ao seu marcador, contanto que qualquer parte do corpo que possa ser utilizada para marcar (cabeça, torso ou pernas) esteja alinhada com o penúltimo defensor. Se nenhuma dessas partes estiver em linha com o defensor, o jogador estará em posição irregular e poderá ser punido com um impedimento.
Esta proposta tem o potencial de alterar significativamente as estratégias defensivas e ofensivas, levando a mudanças nas abordagens táticas dos treinadores.
Se aprovada, a nova norma irá eliminar as controvérsias acerca de impedimentos milimétricos, que atualmente só são identificados por meio do VAR.
Caso receba aprovação na reunião da IFAB no próximo ano, a nova regra poderá ser implementada no Mundial de 2026, durante o verão seguinte.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados