
A equipe delineou os primeiros contornos da «proposta de atuação para o quadriênio 2025–2029»
Coimbra, 20 de outubro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) realizou uma reunião neste sábado para a “transição de liderança” entre a anterior equipe diretiva e a nova, em Coimbra.
A CNISP anunciou que a nova presidência é composta por Maria da Conceição Gomes Vieira (Instituto Secular das Cooperadoras da Família) como presidente, Rosário Virgílio como secretária (Instituto Secular Servas do Apostolado), e José Carlos Coelho, do Instituto Secular Masculino do Coração de Jesus, atuando como tesoureiro, conforme um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A nova equipe da CNISP assumiu o cargo para um período de quatro anos.
“Após refletir sobre a situação dos Institutos Seculares em Portugal e a urgência de tornar essa vocação mais visível, a nova equipe buscou esboçar uma proposta de trabalho para o quadriênio 2025-2029, que será solidificada na próxima reunião agendada para 18 de novembro,” detalha a entidade.
Entre os principais pilares da “potencial proposta”, a nova liderança dos Institutos Seculares de Portugal aponta quatro aspectos: o “fortalecimento da fraternidade entre os institutos”, promovendo espaços de formação, troca espiritual e testemunhos, além da “criação de uma linguagem comum” que favoreça o diálogo entre instituições e a integração de experiências.
O “revigoramento” do sentido de missão secular, “reconhecendo a presença dos consagrados nos âmbitos sociais e profissionais”, de modo alinhado aos conselhos evangélicos, e aumentar a “visibilidade da vida consagrada secular”, tornando mais conhecido este estilo de vida consagrada na sociedade e na Igreja portuguesa, são os outros dois pontos destacados nos “principais pilares da proposta”.
A reunião de transição para a nova diretoria da CNISP simboliza o início de “uma fase de renovação e fortalecimento” da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, centrada na colaboração, na coesão carismática, e “em uma ação evangelizadora no cerne da sociedade portuguesa”, além de estreitar os laços com a CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal – e a Conferência Espanhola dos Institutos Seculares – CEDIS.
A CNISP funciona como um organismo de articulação entre os vários Institutos Seculares, tanto de direito pontifício quanto de direito diocesano, estabelecidos ou reconhecidos canonicamente em território português.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados