cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoIgreja/Portugal: Nova liderança da Conferência dos Institutos Seculares assume cargo

Igreja/Portugal: Nova liderança da Conferência dos Institutos Seculares assume cargo

A equipe delineou os primeiros contornos da «proposta de atuação para o quadriênio 2025–2029» Foto: CNISP; José Carlos Coelho, Maria
Igreja/Portugal: Nova liderança da Conferência dos Institutos Seculares assume cargo

A equipe delineou os primeiros contornos da «proposta de atuação para o quadriênio 2025–2029»

Foto: CNISP; José Carlos Coelho, Maria da Conceição Vieira e Rosário Virgílio (esq-dta)

Coimbra, 20 de outubro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) realizou uma reunião neste sábado para a “transição de liderança” entre a anterior equipe diretiva e a nova, em Coimbra.

A CNISP anunciou que a nova presidência é composta por Maria da Conceição Gomes Vieira (Instituto Secular das Cooperadoras da Família) como presidente, Rosário Virgílio como secretária (Instituto Secular Servas do Apostolado), e José Carlos Coelho, do Instituto Secular Masculino do Coração de Jesus, atuando como tesoureiro, conforme um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A nova equipe da CNISP assumiu o cargo para um período de quatro anos.

“Após refletir sobre a situação dos Institutos Seculares em Portugal e a urgência de tornar essa vocação mais visível, a nova equipe buscou esboçar uma proposta de trabalho para o quadriênio 2025-2029, que será solidificada na próxima reunião agendada para 18 de novembro,” detalha a entidade.

Entre os principais pilares da “potencial proposta”, a nova liderança dos Institutos Seculares de Portugal aponta quatro aspectos: o “fortalecimento da fraternidade entre os institutos”, promovendo espaços de formação, troca espiritual e testemunhos, além da “criação de uma linguagem comum” que favoreça o diálogo entre instituições e a integração de experiências.

O “revigoramento” do sentido de missão secular, “reconhecendo a presença dos consagrados nos âmbitos sociais e profissionais”, de modo alinhado aos conselhos evangélicos, e aumentar a “visibilidade da vida consagrada secular”, tornando mais conhecido este estilo de vida consagrada na sociedade e na Igreja portuguesa, são os outros dois pontos destacados nos “principais pilares da proposta”.

A reunião de transição para a nova diretoria da CNISP simboliza o início de “uma fase de renovação e fortalecimento” da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, centrada na colaboração, na coesão carismática, e “em uma ação evangelizadora no cerne da sociedade portuguesa”, além de estreitar os laços com a CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal – e a Conferência Espanhola dos Institutos Seculares – CEDIS.

A CNISP funciona como um organismo de articulação entre os vários Institutos Seculares, tanto de direito pontifício quanto de direito diocesano, estabelecidos ou reconhecidos canonicamente em território português.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.