
A instituição lança a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Sinal pela Paz”, com mais de duas décadas de história
Lisboa, 23 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa iniciou uma nova edição da Campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Sinal pela Paz”, que consiste na aquisição de uma vela para apoiar os projetos da instituição.
“É gratificante pensar nesta campanha como uma tradição natalina nas casas das famílias portuguesas, de todas as famílias. E é este símbolo que desejamos que faça parte da vida, da prática e da celebração do Natal. Esta luz representa um sinal de solidariedade”, declarou Márcia Carvalho, coordenadora de operações da Cáritas Portuguesa.
Este ano, a iniciativa tem como lema “Na Véspera de Natal, acenda uma vela pela Paz”, reconhecendo o contexto internacional repleto de conflitos, divisões e incertezas.
Hugo Coelho, da área de Comunicação e captação de fundos da instituição, destacou que, já que a campanha é bem conhecida entre os portugueses, nesta edição, a Cáritas decidiu focar o tema na figura do indivíduo, ou seja, além de cada um adquirir a vela, também é convidado a torná-la “o símbolo da Ceia de Natal”, considerando a urgência pela paz que se faz necessária atualmente.
As velas da campanha estão disponíveis em paróquias, escolas, instituições parceiras, Cáritas Diocesanas e em algumas lojas comerciais, custando 2 euros cada.
Márcia Carvalho mencionou que 65% do valor arrecadado destina-se à ação das Cáritas Diocesanas, que atendem diversas exigências locais, enquanto o restante é aplicado em projetos internacionais.
“Esse sempre foi um aspecto da campanha, ter um olhar também voltado para fora do país, dentro do princípio de que somos uma organização internacional e, portanto, temos esta corresponsabilidade”, enfatizou.
A coordenadora informou que, há três anos, foi estabelecido o Fundo Lusófono Laudato Si, com o objetivo de apoiar microprojetos nos países de língua portuguesa, como uma resposta ao apelo do Papa Francisco sobre a preservação da criação.
Com essa iniciativa, entre quatro a cinco projetos são apoiados anualmente, que, segundo Márcia Carvalho, têm um impacto significativo nas comunidades locais.
“Podem englobar áreas como agricultura, construção de poços, ou projetos de educação ambiental para escolas”, exemplificou.
A parte da arrecadação destinada a projetos internacionais, advinda da venda das velas solidárias, é alocada a este fundo.
HM/LJ/PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados