
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou uma doação de 700 mil dólares (aproximadamente 600 mil euros) para auxiliar o Governo de Cabo Verde na resposta emergencial à tempestade Erin, que resultou em nove fatalidades na ilha de São Vicente em agosto.
“Os recursos disponibilizados pelo banco serão direcionados para aquisição de alimentos” e “fornecimento de água às comunidades que sofreram com a calamidade”, conforme detalhado no documento de apoio, datado de segunda-feira e revelado na quarta-feira, conforme informações da Lusa.
Os alimentos serão adquiridos localmente como parte de uma operação destinada a assegurar que as comunidades afetadas tenham acesso a abrigo, água tratada, alimentação, assistência médica e outras necessidades básicas.
A assistência também será utilizada para restaurar 21 sistemas de captação de água, diversos quilômetros de canais de irrigação, tubulações e reservatórios, tanto para potabilidade quanto para uso agrícola.
O Governo de Cabo Verde anunciou há uma semana que a ação emergencial, prevista para durar até 2026, está estimada em 45 milhões de euros e que os recursos estão assegurados, graças aos fundos de emergência do arquipélago (17 milhões de euros) e ao apoio de parceiros.
Também foi apresentado um plano de recuperação resiliente, em elaboração, com um custo indicativo de 350 milhões de euros para implementação ao longo de 10 anos.
O Executivo cabo-verdiano espera que metade desse montante seja obtida de parceiros, por meio de doações, financiamentos facilitados, garantias multilaterais ou conversão de dívidas em um fundo climático, de maneira a não impactar os indicadores econômicos e a estabilidade cambial do país.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados