
O Comitê de Famílias de Reféns e Desaparecidos informou que somente quatro dos 28 cadáveres de reféns falecidos serão devolvidos a Israel nesta segunda-feira, descrevendo a situação como uma “violação evidente do acordo” de cessar-fogo com o Hamas.
Ainda não foram reveladas as identidades dos quatro cadáveres, assim como não houve confirmação por parte das autoridades israelenses sobre a quantidade exata de corpos que se espera receber hoje.
Autoridades israelenses afirmam estar empenhadas em localizar os corpos, mas as famílias continuam céticas
Várias famílias de reféns que perderam a vida foram comunicadas pelas autoridades israelenses ontem de que os corpos de seus entes queridos não seriam devolvidos nem hoje nem amanhã, assegurando que Israel faria todo o possível para encontrá-los e repatriá-los. Essas declarações contrastam com informações de várias fontes que apontavam que a maioria dos corpos deveria ser entregue hoje ou em breve.
O Hamas, por sua vez, alertou que poderá ter dificuldades em localizar alguns dos cadáveres, complicando ainda mais o processo de repatriação.
Comitê denuncia violação e pede ação imediata
O Comitê de Famílias definiu a situação como uma “violação clara do acordo por parte do Hamas” e solicitou ao governo israelense e aos mediadores que adotem “medidas imediatas para corrigir essa grave injustiça”. “Estamos perplexos e consternados”, acrescentou a organização, enfatizando o intenso sofrimento que as famílias estão passando: “Os parentes dos reféns falecidos estão vivendo dias extraordinariamente difíceis, marcados por profundo luto”.
O grupo reiterou o compromisso com todos os reféns: “Não abandonaremos nenhum refém. Os mediadores devem assegurar o cumprimento dos termos do acordo e garantir que o Hamas enfrente consequências por essa violação.”
Libertação de reféns sobreviventes sob acordo mediado pelos Estados Unidos
Hoje, 20 reféns vivos foram libertados conforme o acordo negociado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se encontra atualmente em Israel, em uma operação que solidifica o papel dos Estados Unidos como mediadores no conflito.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados