cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaKremlin oferece suporte absoluto a cidadãos russos deslocados pela Letônia

Kremlin oferece suporte absoluto a cidadãos russos deslocados pela Letônia

O Kremlin declarou que os russos que foram expulsos da Letônia devido ao apertar das normas de imigração são bem-vindos
Kremlin oferece suporte absoluto a cidadãos russos deslocados pela Letônia

O Kremlin declarou que os russos que foram expulsos da Letônia devido ao apertar das normas de imigração são bem-vindos de volta à Rússia, recebendo apoio governamental para se “reestabelecer e adaptar” no país.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os cidadãos afetados têm a oportunidade de retornar à sua terra natal e recomeçar suas vidas em solo russo. “Se são cidadãos russos … podem voltar à sua Pátria, à Rússia. E construir uma nova vida aqui”, afirmou Peskov em declarações à mídia nesta segunda-feira.

A afirmação foi feita após a divulgação, na semana passada, de que as autoridades letãs haviam ordenado a saída de 841 russos até 13 de outubro. Os indivíduos expulsos não conseguiram demonstrar domínio da língua letã, passar por um controle de segurança ou solicitar o status de residência de longo prazo dentro do prazo estabelecido.

A saída obrigatória desses cidadãos é interpretada por Moscovo como um indício da hostilidade da Europa, especialmente dos países bálticos, em relação à Rússia e seus cidadãos, em um cenário de tensões geopolíticas.

Nesta mesma segunda-feira, Irina Volk, porta-voz do Ministério do Interior da Rússia, destacou que as autoridades russas elaboraram “um conjunto de ações” para auxiliar os cidadãos expulsos a “se estabelecer e se adaptar”. “Após chegarem à Rússia, receberão apoio total”, escreveu Volk em um post no Telegram. Entretanto, o ministério não forneceu informações detalhadas sobre a natureza específica do apoio que será oferecido.

Essas expulsões fazem parte de uma estratégia mais ampla da Letônia, que intensificou suas regras para cidadãos russos após a invasão em larga escala da Rússia à Ucrânia, em 2022. Madara Puķe, responsável pela comunicação do Gabinete de Cidadania e Migração da Letônia (OCMA), mencionou que cerca de 30.000 russos foram impactados pelas novas diretrizes. Dentre eles, aproximadamente 2.600 já deixaram o país de forma voluntária.

Esse incidente aumenta a pressão sobre os cidadãos russos na região báltica e evidencia a postura do Kremlin em tratar a expulsão como um ato de agressão externa, ao mesmo tempo que se compromete a oferecer apoio efetivo aos cidadãos que retornam.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.