cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoLisboa e Fátima acolhem o XVI Congresso de Prelados das Nações de Língua Portuguesa

Lisboa e Fátima acolhem o XVI Congresso de Prelados das Nações de Língua Portuguesa

Iniciativa reúne líderes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o tema
Lisboa e Fátima acolhem o XVI Congresso de Prelados das Nações de Língua Portuguesa

Iniciativa reúne líderes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o tema «Viver a Paz na Hospitalidade»

Lisboa, 05 set 2025 (Ecclesia) – De 9 a 13 de setembro, Lisboa e Fátima serão sede do XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, realizado bienalmente, congregando dirigentes católicos de oito nações.

“Com o lema ‘Viver a Paz na Hospitalidade’, o evento busca aprofundar as conexões entre as Igrejas dos diversos países, refletindo sobre desafios comuns, trocando boas práticas e fomentando iniciativas concretas de cooperação pastoral e social”, segundo uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O encontro é descrito como “um momento de intercâmbio, reflexão e colaboração”, reunindo representantes da Igreja Católica de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A abertura ocorrerá em 9 de setembro, em Lisboa, contando com a presença do presidente da CEP, D. José Ornelas, e uma mensagem do arcebispo de Saurimo e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), D. José Manuel Imbamba.

“Nos dias subsequentes, os participantes debaterão a realidade da Igreja em cada um dos países lusófonos, os desafios pastorais das comunidades na diáspora e o papel da Igreja na promoção da Paz através da prática da hospitalidade fraterna”, acrescenta o comunicado.

O programa também contempla uma audiência com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 9, além de um Colóquio intitulado ‘Fraternidade, novo nome para a Paz’ promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em celebração do 35.º aniversário desse organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, que ocorrerá na manhã do dia 10 de setembro, no Auditório da Rádio Renascença.

Na tarde do mesmo dia, na sede da CEP, haverá uma mesa-redonda para compartilhar as atividades das instituições religiosas em Portugal, finalizando com uma oração pela paz.

Em 12 de setembro, os participantes encontrar-se-ão com a imprensa para apresentar as conclusões, às 10h00, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

O programa prevê ainda a participação nas celebrações da peregrinação internacional do dia 13 de setembro, em Fátima, que inclui a procissão das velas e a Missa no local de oração.

“O XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos representa uma chance para fortalecer os vínculos fraternos entre as Conferências Episcopais de língua portuguesa e reafirmar, coletivamente, o compromisso com a paz, a hospitalidade e a solidariedade”, ressalta a CEP.

A iniciativa teve início em maio de 1996, visando “fortalecer a comunhão eclesial e promover a colaboração em benefício das comunidades lusófonas”.

OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.