
MIAMI, 22 de setembro de 2025 — Uma surpreendente descoberta nos arquivos está a abalar a história europeia. Novos estudos revelam que o Rei Ladislau III da Polónia, dado como morto na Batalha de Varna em 1444, afinal sobreviveu e terá exilado-se na ilha da Madeira. A revelação resulta de uma análise inédita de dois manuscritos do século XV, preservados em Budapeste e no Stiftung Preußischer Kulturbesitz (Alemanha).

Uma carta de 1445 e outra de 1472 oferecem fortes indícios de que o “Rei Guerreiro” escapou de Varna e viveu durante décadas, influenciando acontecimentos decisivos da época. Provas adicionais de que o destino do jovem rei não terminou no campo de batalha estão em duas cartas do Rei de Aragão (1451-1452), que mencionam o português Pedro Barreiro, criado de Ladislau III.
“Estes documentos obrigam-nos a repensar um dos momentos mais dramáticos da história da Europa Central”, afirma Manuel Rosa, doutorado em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX) pela Universidade dos Açores. “Rumores sobre a sobrevivência de Ladislau persistiram durante séculos. Hoje dispomos de provas documentais provenientes de quatro arquivos europeus que confirmam a veracidade desses rumores.”
A descoberta lança nova luz sobre temas como a sucessão dinástica, as alianças entre reinos e a enigmática figura de “Henrique Alemão”, personagem da Madeira há muito suspeita de ser a identidade secreta de Ladislau III. Em conjunto com outras pistas, estas evidências reforçam a teoria de que o monarca teria sido pai de Cristóvão Colombo, que se casou na Madeira em 1479.
Um encontro académico para discutir estas descobertas terá lugar no dia 4 de outubro de 2025, às 14h00, no Centro Lituano em Chicago (EUA). O público e especialistas estão convidados a participar no debate.
Mais informações em: www.ManuelRosa.net.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados