cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeAmbienteMergulhos inovadores reduzem ferimentos por ataques de tubarão e salvam vidas

Mergulhos inovadores reduzem ferimentos por ataques de tubarão e salvam vidas

Especialistas australianos em tubarões testaram quatro materiais resistentes a mordidas para avaliar sua eficácia em minimizar lesões e perda de
Mergulhos inovadores reduzem ferimentos por ataques de tubarão e salvam vidas

Especialistas australianos em tubarões testaram quatro materiais resistentes a mordidas para avaliar sua eficácia em minimizar lesões e perda de sangue.

Embora lesões internas e esmagamentos possam ainda ocorrer, os wetsuits resistentes a mordidas podem agora ser incluídos no ‘kit’ de medidas disponíveis para reduzir o risco de ataques de tubarões e as lesões resultantes, afirmam os pesquisadores do Southern Shark Ecology Group da Universidade Flinders.

Os ataques de tubarão contra humanos são raros, mas podem impactar severamente as comunidades costeiras e os negócios locais, especialmente em áreas onde o turismo aquático e o lazer são comuns, gerando frequentemente pressão por melhores estratégias de proteção para banhistas.

Apesar de os governos geralmente se concentrarem em proteção por área, estudos recentes têm mostrado um foco crescente em medidas pessoais de prevenção, como os wetsuits resistentes a mordidas.

Patrocinada pelo Programa de Gestão de Tubarões do Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional de NSW, a pesquisa avaliou a eficácia de quatro materiais de wetsuit resistentes a mordidas (Aqua Armour, Shark Stop, ActionTX-S e material Brewster) em reduzir os danos causados por mordidas de tubarões brancos e tigres.

Os tradicionais trajes de malha metálica eram protetores, mas muito rígidos e pesados para atividades como surfe ou mergulho. Novos wetsuits que incorporam fibras leves e resistentes, frequentemente utilizadas em cordas de vela, como o polietileno de peso molecular ultra-alto, oferecem tanto flexibilidade quanto proteção, tornando-os mais adequados para uso recreativo.

O Dr. Tom Clarke, o Professor Charlie Huveneers e especialistas do Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional de Nova Gales do Sul avaliaram o potencial de cada material em reduzir lesões causadas por tubarões brancos e tigres, quantificando a quantidade de dano de mordida em quatro categorias de gravidade crescente (variando de ‘superficial’ a ‘crítica’) e comparando com danos em neoprene padrão.

“Embora houvesse pequenas diferenças entre os quatro materiais testados, todos eles diminuíram a quantidade de danos substanciais e críticos, que geralmente estão associados a hemorragias severas e perda de tecido ou membros”, afirma o Dr. Clarke, da Faculdade de Ciência e Engenharia da Universidade Flinders.

Os tubarões brancos e tigres são responsáveis pelas mordidas não provocadas mais frequentes e estão entre as três espécies com as maiores taxas de mordidas fatais. As interações entre humanos e tubarões continuam a aumentar globalmente, com o crescimento das populações costeiras e a crescente popularidade das atividades marinhas.

“Nosso estudo demonstrou que os materiais resistentes a mordidas incorporados em wetsuits podem reduzir os danos causados por grandes tubarões brancos e tigres (>3 m) em comparação com o wetsuit de neoprene padrão, mesmo em mordidas moderadas e graves.”

“Embora esses trajes não eliminem todos os riscos (por exemplo, lesões internas ainda podem ocorrer), nossos resultados indicam que eles podem reduzir a perda de sangue e o trauma de lacerações e perfurações maiores, potencialmente salvando vidas”, diz o Professor Huveneers, da Faculdade de Ciência e Engenharia da Universidade Flinders.

“Nossas descobertas possibilitarão decisões informadas sobre o uso de materiais de wetsuit resistentes a mordidas em atividades ocupacionais, além de permitir que o público tome decisões apropriadas sobre a adequação dessas opções.”

Pontos principais:

  • Wetsuits que incorporam materiais resistentes a mordidas surgiram como uma nova estratégia de mitigação destinada a reduzir fatalidades decorrentes de ataques de tubarão, minimizando a gravidade das lesões ocasionadas (como lacerações, perfurações, perda de tecido e sangue).
  • À medida que a mitigação de ataques de tubarão continua a se deslocar de métodos letais tradicionais para alternativas não letais, medidas de proteção pessoal, como dispositivos elétricos e wetsuits protetores, continuam a ganhar interesse como ferramentas para diminuir o número de interações e lesões, aumentando as chances de sobrevivência.

Agradecimento: Este estudo foi financiado pelo Programa de Gestão de Tubarões do Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional de NSW e pelo Conselho Australiano de Pesquisa (projeto LP190100992). Nenhum financiamento foi obtido de inventores ou fabricantes dos materiais.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.