
Declarações de José Mourinho, técnico do Benfica, após a análise da derrota por 1-0 contra o Chelsea na Liga dos Campeões.
Análise: “Não quero me alongar, uma derrota é simplesmente uma derrota, por mais que a equipe tenha jogado bem e por mais injusta que possa parecer. A derrota é derrota e não pretendo ocultar isso dos meus jogadores. Já discutimos sobre isso. Existem derrotas que envergonham e derrotas que nos deixam a sensação de que mostramos atitude e coragem, jogando de igual para igual contra um adversário forte. Perdemos, mas poderíamos ter obtido um resultado diferente. Mesmo com pouco tempo de treino, temos motivos para nos apoiar… vamos avançar a partir daqui, foi um bom desempenho. A equipe mostrou-se sólida, organizada, sem falhas táticas na defesa. O nosso goleiro não foi o destaque da partida. Poderíamos ter marcado e precisamos marcar.”
Substituições: “Aos 75 minutos, percebi que alguns jogadores estavam fatigados, o Lukebakio cansado, o Sudakov exausto, e os três meio-campistas já com amarelo. Notei que a partida poderia se descontrolar, pois eles são muito perigosos em transições. Fiz alterações para oferecer mais frescor e intensidade, mas eles contavam com jogadores superiores aos que estavam em campo. É uma equipe com muitas qualidades e conseguiram se manter firme.”
Arbitragem: “Acredito que o João Pedro poderia ter recebido o segundo cartão amarelo muito antes, numa jogada com o Otamendi que, normalmente, os árbitros não hesitam em sancionar na UEFA. São dois amarelos que são ‘na regra’. O segundo cartão do Florentino em Istambul [n.d.r. Fenerbahçe 0-0 Benfica, na fase de qualificação para a Champions] é ‘na regra’. Essa jogada do Otamendi, na minha opinião, merecia um segundo amarelo. O Chelsea, no último fim de semana, perdeu porque jogou 20 minutos com menos um jogador. Se isso acontecesse [a expulsão], a partida tomaria outro rumo.”
Estamos chateados com a derrota, mas confiantes. É uma base para um crescimento tático e psicológico. Apresentámo-nos melhor, tivemos três dias [para nos preparar para este jogo], e agora teremos quatro, o que nos permitirá chegar em melhores condições para a próxima partida.”
Chelsea marca quando o Benfica estava em ascensão: “É um desses gols frustrantes, pois a equipe foi impecável nas coberturas e na marcação zonal. Dois jogadores interpretaram o mesmo movimento, o Dedic se deslocou para dentro quando não era necessário, pois o Ríos já ocupava aquele espaço. O Chelsea introduz várias dinâmicas no jogo, com jogadores rápidos tanto com a bola quanto sem. Eles mudam, retiram Garnacho e colocam Guittens. Contudo, os nossos meninos se comportaram muito bem.”
Reação dos torcedores: “A confiança só se reconstrói com bons resultados, mas na ausência deles… uma derrota é uma derrota, mas se amanhã alguém quiser jantar na Avenida da Liberdade, nenhum benfiquista irá nos ofender. Essa mudança de atitude em campo, não só na maneira como encaramos o jogo, mas na disposição de lutar intensamente, é um aspecto positivo.”
FC Porto: “É uma excelente base para o FC Porto, é uma equipe ótima que está vivendo um momento fenomenal, marcando muitos gols e sofrendo poucos, tudo lhe sai bem, fruto de muito esforço. Porém, quem vem aqui e joga assim não deve temer o FC Porto, assim como não teve medo do Chelsea.”
O Benfica sofreu sua segunda derrota na fase da Liga dos Campeões, perdendo esta noite em Londres para o Chelsea por 1-0. Os Encarnados continuam sem pontuar nesta edição do torneio.
No próximo domingo, a equipe da Luz enfrentará o FC Porto no Estádio do Dragão, pela 8.ª jornada da I Liga de Futebol.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados