
D. Américo Aguiar, que exerceu o seu direito de voto antecipado, recorda que votar «é um direito e um dever»
Setúbal, 06 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, que participou na votação antecipada das Eleições Autárquicas 2025, instiga os fiéis a não se esquecerem de votar no próximo domingo, 12 de outubro, e enfatiza a importância de que, até à data eleitoral, “cada um busque informação e esclarecimento”.
“Esse é um dia de grande relevância para a nossa cidadania, e gostaria de apelar para que todos exerçam o seu direito ao voto. É uma tarefa que devemos cumprir. Muitos lutaram para que tivéssemos a liberdade de votar”, expressou D. Américo Aguiar em sua mensagem sobre as Eleições Autárquicas de 2025, enviada no dia 6 de outubro à Agência ECCLESIA.
O bispo de Setúbal inicia sua comunicação destacando que o próximo domingo, dia 12 de outubro, é um dia destinado a eleições autárquicas, quando os eleitores terão que escolher os presidentes das Juntas de Freguesia, os integrantes das Assembleias de Freguesia, da Assembleia Municipal e os executivos da Câmara Municipal.
Neste âmbito, D. Américo Aguiar também solicita aos fiéis de Setúbal que, até às Eleições Autárquicas 2025, procurem “informar-se, esclarecer-se, refletir e votar de maneira consciente”, o que é imprescindível.
<p“É crucial que não olvidemos que, ao longo de 50 anos de democracia, o municipalismo tem sido uma das mais significativas realizações e, em âmbito local, promoveu grandes mudanças na vida e na qualidade de vida dos cidadãos em várias freguesias e municípios de Portugal", acrescentou o cardeal português.
D. Américo Aguiar divulgou a imagem do ‘recibo de votação antecipada’, nesta segunda-feira, em sua conta na rede social Instagram, com a legenda ‘Portugal. Direito e responsabilidade de voto realizado…’, e encoraja os seus fiéis a se informarem sobre a possibilidade de “votar antecipadamente, por não haver a opção de voto de mobilidade”, na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal.
O bispo de Setúbal expressou ainda sua gratidão a todos que “deixarão seus cargos e a todos que se dispõem a ser candidatos, independentemente do partido ou movimento de independentes”.
“Agradeço a todos os que se disponibilizam a candidatar-se, a apresentar propostas aos cidadãos e a aceitarem as decisões de cada povo em relação a cada eleição”, acrescentou o cardeal em sua mensagem sobre as Eleições Autárquicas de 2025.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados